Quarenta pacientes que precisavam de procedimentos cirúrgicos na área de oftalmologia foram atendidos pela prefeitura municipal de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Hospital de Olhos. O prestador Adrivana Cunha, que representa a clínica, ajudou a realizar a triagem na última sexta-feira (19).
Os procedimentos oferecidos foram para catarata, pterígio, calázio, capsolotomia a yag laser e Iridotomia a laser. Os 40 pacientes foram previamente cadastrados. Após se submeter a uma cirurgia de catarata, é fundamental dar atenção e tomar os cuidados necessários para a recuperação. Mesmo sendo um procedimento considerado seguro e de baixo risco, trata-se de uma cirurgia, o que exige determinadas precauções após a sua realização.
De acordo com a prefeitura de Nova Redenção, a cirurgia de catarata é o único método eficaz para tratar a doença, que é considerada a principal causa de cegueira reversível no mundo. Assim, ela é altamente recomendada aos pacientes afetados para que possam recuperar a visão e, consequentemente, sua qualidade de vida.
Jornal da Chapada