O milho é um dos alimentos básicos em muitas partes do mundo e desempenha um papel crucial na segurança alimentar e no combate à fome. Nessa quarta-feira (24), que foi o Dia Internacional do Milho, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) celebra a data destacando as ações de apoio a produção de forma sustentável e livre de transgenia, o que contribui para a oferta de produtos de milho saudáveis e seguros, tanto para os agricultores/as familiares quanto para os consumidores.
Exemplo disso é a Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), localizado na região da Chapada Diamantina, que cresce a cada dia com a comercialização dos diversificados produtos derivados de milho como o Flocão Puro Milho, Mingau de Milho, Canjiquinha e Mugunzá. O Tudyo é produzido com milho não-transgênico, certificado pelo Instituto Biodinâmico (IBD).
A Copirecê conta com recursos de mais R$ 5,5 milhões por meio do projeto da CAR, Bahia Produtiva, aplicados no serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER), Assistência Técnica em Gestão (ATEG), na aquisição de máquinas, equipamentos para irrigação do solo e kits para testes de transgenia.
Segundo a engenheira agrônoma, Zene Vieira, da Copirecê, os investimentos geraram grandes resultados na base produtiva e na receita da cooperativa. “No ano passado, foram colhidas 480 toneladas de milho e um faturamento expressivo de R$4,7 milhões, o maior registrado nos últimos 10 anos. Para este ano de 2023, a previsão é de 600 toneladas e que a receita aumente em 20%”.
Os produtos da cooperativa marcam presença na Naturaltech, maior feira de produtos naturais de toda a América Latina, que acontece em São Paulo, de 14 a 17 de junho. A Copirecê se junta a mais 15 cooperativas baianas para apresentar e comercializar seus produtos no estande Agricultura Familiar da Bahia, do Governo do Estado.
A participação das cooperativas na Naturaltech é mais uma oportunidade de destacar a qualidade e a sustentabilidade dos produtos da agricultura familiar baiana. O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. As informações são de assessoria.