O prefeito do município de Utinga, Joyuson Vieira (PSB) foi um dos gestores chapadeiros que acompanhou de perto a inauguração da Praça do Santuário de Santa Dulce dos Pobres, realizada neste sábado (27) no Assentamento Nova Cana Brava, em Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina. Vieira foi convocado pelo prefeito Dinho (PSDB), idealizador e executor do projeto de turismo religioso, por ter sido o primeiro prefeito da região chapadeira a homenagear a santa brasileira. É que o nome do Hospital Municipal de Utinga se chama Hospital Santa Dulce dos Pobres.
“Além de meu amigo, sei que Joyuson Vieira é um grande admirador das Obras Sociais de Irmã Dulce. Hoje ele está aqui acompanhado de sua mãe, uma senhora religiosa, conheço a família, que são daqui do distrito do Zuca, a quem quero agradecer pela presença”, declara o prefeito de Boa Vista do Tupim Dinho. Na oportunidade, Joyuson retribuiu o convite parabenizando Dinho pela iniciativa em aliar a fé a atividade econômica que é hoje o turismo religioso, sem falar no estímulo ao turismo ecológico com a caminhada às margens do Rio Paraguaçu.
“Achei uma iniciativa fantástica, além de estimular a nossa fé, principalmente do povo católico. Santa Dulce não é apenas a Santa baiana, a primeira Santa Brasileira, Santa Dulce é uma Santa contemporânea. Muitos de nós, conhecemos Santa Dulce e suas obras sociais. Conheci, a minha saudosa esposa Aninha Vieira conheceu de perto irmã Dulce, falava com ela, esse sentimento de que temos uma pessoa contemporânea nossa, santificada ao lado de Deus, orando e protegendo o povo baiano, o povo do mundo inteiro, é algo fantástico”, explica Joyuson em entrevista ao Jornal da Chapada.
“E a iniciativa de Dinho é igualmente fantástica, pois ele traz para o turismo brasileiro, para o turismo da Chapada que é um dos principais destinos do mundo, essa sacada de aliar as vertentes do turismo religioso, conciliando com o turismo cultural e ecológico. Tem tudo para crescer e dar certo”, descreve Joyuson Vieira. Na Bahia há vários santuários para onde convergem romeiros do mundo todo, destaque para o Santuário do Bomfim, Nossa Senhora da Conceição da Praia, Bom Jesus da Lapa, Nossa Senhora das Candeias e, agora, Santuário de Santa Dulce dos Pobres do Assentamento Nova Cana Brava.
Jornal da Chapada
Leia também