O Rio de Janeiro vai ser palco da grande final global da GameJamPlus, durante o festival Olympic Code, que acontece dos dias 23 a 27 de junho. A competição reúne desenvolvedores de jogos iniciantes e experientes de todo o mundo. Durante o evento, os finalistas vão participar de várias atividades pela cidade, conhecendo a cultura, culinária, projetos sociais e empresas locais do setor de games. O público também vai poder acompanhar a programação de perto e participar de palestras e microaulas de forma gratuita, porém, com vagas limitadas.
Programação
Durante toda a programação do festival Olympic Code, o GameJamPlus irá reunir diversos agentes do ecossistema de desenvolvimento de jogos, como artistas, produtores culturais, programadores, acadêmicos, estudantes, novos ingressantes na área de games e desenvolvimento, profissionais já atuantes, representantes de empresas, instituições, projetos sociais, além de consumidores de jogos digitais e demais entusiastas da área.
Os visitantes nacionais e internacionais vão conhecer ainda o projeto “Nave do Conhecimento”, da Prefeitura do Rio de Janeiro, na unidade instalada no Parque de Madureira. Em parceria com a Plug and Plus, empresa carioca focada em educação infantil para a área de programação, serão ofertadas oficinas gratuitas focadas em quem deseja aprender sobre a crição de jogos. Além disso, a iniciativa conta também com visitas a pontos turísticos na cidade acompanhadas pelos organizadores do projeto.
O ponto alto do evento acontece no dia 24 de junho, na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque de Madureira, com a divulgação dos vencedores da competição que se iniciou em outubro de 2022. Os prêmios são relativos à evolução técnica e artística dos projetos. Além de serem premiados os melhores projetos de cada região do mundo e o melhor plano de negócios em formato de pitch, será também revelado durante a cerimônia o grande vencedor chamado de Jogo do Ano da GameJamPlus 22/23.
E para quem ama as músicas de anime e games, o encerramento da premiação na Arena terá gratuitamente o show da banda The Kira Justice. Matheus Lynar mistura o rock com temáticas da cultura pop, covers em português de temas de animes e games e músicas autorais que contam histórias e aventuras. A apresentação contará ainda com a participação especial do guitarrista e produtor Samurai Ghile.
O festival Olympic Code é o resultado da união de várias atividades, entre elas a Grande Final 22/23 da organizadora GameJamPlus, um processo de criação, evolução e profissionalização de jogos aplicado em mais de 30 países há 7 anos.
Percebemos que a vinda de nossos competidores ao Brasil vai muito além da nossa premiação da Grande Final. É, na verdade, o ponto de encontro de uma comunidade global de desenvolvimento de games independentes e era necessário aproveitarmos este momento para realizarmos muito mais atividades que falam sobre nosso país – explica Juliana Brito, CEO da GameJamPlus. As informações são de assessoria.