Depois de cinco dias intensos com uma programação cultural bem ampla e diversa, o São João de Irecê chegou ao fim. E, como não poderia ser diferente, o último ato da festa foi em grande estilo. Com o circuito mais charmoso do Brasil completamente lotado, a Banda Filhos de Jorge trouxe todo o Axé da Bahia para o meio do Sertão.
Além dos hits ‘Ziguiriguidum’ e ‘Viver em Paz’, o grupo formado no Bairro da Ribeira, em Salvador, apresentou um repertório dançante, envolvente, cheio de suingue – características que transformaram os Filhos de Jorge numa das maiores bandas percussivas do Brasil. Ajayô!
Em seguida, o Gigante Léo Santana assumiu o comando da ‘Revoada’, evento já tradicional que encerra o Melhor São João do Mundo! Um dos artistas mais populares do país, ele reúne fã clubes em 19 estados do Brasil + Distrito Federal e espalhou seu ‘Estilo LS’ por todo o planeta. Por isso, se transformou num ícone das redes sociais e contabiliza mais de 20 milhões de seguidores no Instagram, além de mais de 4 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
Sempre antenado e atento aos interesses dos fãs, Léo Santana fez uma seleção de músicas para os festejos juninos com sucessos do forró, sertanejo, piseiro e, claro, muito pagode… Tudo isso numa batida contagiante! O público, literalmente, caiu na “bagaceira” quando o Gigante puxou os hits “Áudio Que Te Entrega”, “Toma”, “Revoada”, “Tchuco Nela”, “Senta Com Amor”, “Beber, Cair e Levantar + Zuar e Beber” e “Cachaça, Mulher e Gaia”. É pra tocar no paredão! Sucesso Total, a Revoada foi uma celebração da alegria e do amor à vida!
Tradição e Clima de Paz
De acordo com dados oficiais, mais de 500 mil pessoas transitaram pelo circuito nos cinco dias de folia, média superior a 100 mil por dia. No período, não foi registrado nenhuma ocorrência, graças a um esquema de segurança especial, que envolveu grande efetivo de policiais civis, militares e seguranças particulares; além de postos de observação, policiamento ostensivo e câmeras de monitoramento com tecnologia de reconhecimento facial.
“Quero agradecer a equipe organizadora da Cidade do São João pela dedicação e profissionalismo, aos patrocinadores pela confiança e, especialmente, ao povo de Irecê, que prestigiou a nossa festa em clima de paz e fez questão de receber os turistas com muito respeito, atenção e carinho”, afirmou o prefeito Elmo Vaz, ressaltando a habitual hospitalidade ireceense.
Por falar em tradição, este ano, o Desfile de Carroças, espalhando beleza por toda cidade, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e foi enriquecido pela participação de alunos e professores das redes municipal, estadual, particular e representantes do comércio, de clínicas e empresas privadas. Na abertura do arrasta-pé, teve Alcymar Monteiro, Mastruz com Leite, Maiara e Maraísa, Vitor Fernandes e atrações locais, cumprindo a política da Gestão Municipal de valorização dos talentos da terra.
A partir de quinta-feira (22), o “furdunço” começou no Barracão Zé Bigode, espaço alternativo dentro do circuito concebido para funcionar durante o dia. Muita gente de peso passou lá. Se ligue: Devinho Novaes, Danniel Vieira, Luanzinho, Renato e Seu Blue Caps, Filhos de Zé, dentre outros. Ave, Maria!
Depois da agitação no Barracão Zé Bigode e no Palco Principal, todos os dias, o Trator do Forró promovia um verdadeiro Arrastão, levando os foliões até o Mercadão para “recarregar as baterias” com comidas típicas e muito Pé de Serra. Com a marca do Melhor São João de Todos os Tempos, também passaram por Irecê, Santana, o Cantador, Vanessa da Mata, Zé Neto & Cristiano, Cavaleiros do Forró, Luiz Caldas, Beto Barbosa e uma constelação de “estrelas”, que – com a ajuda de um público maravilhoso – escreveram mais um capítulo na história dos 45 anos dos festejos juninos em Irecê.
“A palavra é gratidão! Até 2024!”, finalizou o prefeito Elmo Vaz, que ainda confirmou a presença de Santana o Cantador e Léo Santana no São João do próximo ano. As informações são do Política Livre.