No centro de São Paulo, mais precisamente na Avenida Ipiranga, fica um imponente edifício em formato sinuoso com 115 metros de altura. Um cartão postal da cidade, o Copan foi inaugurado em 1966 e foi projetado por Oscar Niemeyer, o arquiteto dos monumentos de Brasília.
A construção possui 1.160 apartamentos residenciais distribuídos em 32 andares, além de um conjunto comercial no térreo. No total, são 120 mil metros quadrados de área construída. Os números já chamam atenção por si só, mas, se colocarmos em perspectiva, ficam ainda mais impressionantes.
Mais números grandiosos
Segundo a administração do edifício, são mais de 5 mil moradores no prédio de Niemeyer. O número de pessoas que vivem no Copan é um média, tendo em vista que a população pode variar mês a mês.
De qualquer forma, os números já são maiores do que a população de 1.331 municípios brasileiros. Além disso, se levarmos em conta o número de domicílios, o Copan tem mais unidades habitacionais que 254 cidades do país.
Em Borá, a cidade menos populosa do estado de São Paulo e a segunda do país, são 907 habitantes, distribuídos em 413 domicílios. Os dados são do Censo 2022, divulgados pelo IBGE na última quarta-feira (28). As informações são da Revista Fórum.