O presidente da União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho, marcou presença, nesta terça-feira (4), na cerimônia realizada pelo governo do Estado para anunciar a implantação da montadora chinesa BYD (Build Your Dreams) no Polo Industrial de Camaçari, onde serão produzidos veículos elétricos.
O investimento é de R$ 3 bilhões. A expectativa é de geração de novos 5 mil empregos diretos, sendo 1.000 deles já na primeira fase de operação da fábrica, prevista para o quarto trimestre de 2024.
“Além da geração de emprego e renda, a chegada da montadora BYD vai estimular o desenvolvimento de uma indústria voltada à produção de carros elétricos e à transição energética na matriz de transportes”, avaliou Marcelo Carvalho, ao destacar que “estamos caminhando em direção a um desenvolvimento cada vez mais sustentável, com a implantação deste polo de tecnologia e inovação no nosso Estado”.
O complexo da montadora BYD contará com três fábricas. Uma para produção de carros elétricos e híbridos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades.
A segunda fábrica vai produzir chassis para ônibus e caminhões elétricos e a terceira será voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato e atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária da Bahia.