A montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), líder mundial na produção de carros elétricos, vai instalar três fábricas na Bahia. O anúncio foi feito nesta terça-feira (4) pelo governador do estado, Jerônimo Rodrigues, em cerimônia no Farol da Barra, em Salvador, capital do estado.
A solenidade também teve a presença da vice-presidente global da companhia, Stella Li, e do presidente da BYD no Brasil, Tyler Li. Segundo o governo baiano, mais de cinco mil empregos diretos serão criados pela BYD. A empresa irá investir R$ 3 bilhões para instalar as três fábricas, e a expectativa é que a produção comece no segundo semestre de 2024.
Novo modelo de indústria
Em seu discurso, o governador enfatizou que a chegada da fabricante chinesa representa um momento significativo que vai além da instalação de uma indústria no estado.
“Não se trata de qualquer investimento, não é apenas uma fábrica, uma indústria. Estamos falando de um novo modelo, de uma abordagem que exige do mundo atual uma tecnologia ambientalmente sustentável com energias renováveis.Estamos trazendo uma indústria, o que é um momento muito importante para impulsionar investimentos na área de inovação, tecnologia e educação profissional. Celebramos a chegada dessa indústria à Bahia, em Camaçari. Celebramos como um momento de geração de empregos e inclusão”, afirmou o governador.
Geração de emprego
A expectativa é que o Complexo Industrial da BYD inicie a produção no segundo semestre de 2024, e a estimativa é de que sejam gerados cinco mil empregos diretos e indiretos, sendo 1200 somente na fase de implantação. A montadora irá produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, processamento de lítio e ferro fosfato, além de veículos de passeio elétricos e híbridos.
A produção nacional desses automóveis possibilitará preços mais competitivos. Essas fábricas representam um investimento significativo da BYD, e espera-se que contribuam para a geração de empregos e o desenvolvimento da indústria de veículos elétricos na região. As três unidades da BYD no Brasil serão instaladas na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
Unidade 1: exclusiva para a produção de caminhões elétricos e chassis para ônibus.
Unidade 2: dedicada à produção de automóveis híbridos e elétricos.
Unidade 3: voltada para o processamento insumos, como lítio e ferro fosfato, que serão exportados para o mercado externo.
Capacitação
Além de gerar empregos, a BYD também investirá em treinamento e capacitação de mão de obra especializada, dando prioridade aos trabalhadores baianos. Os profissionais formados serão contratados para trabalhar nas fábricas. O presidente da BYD Brasil, Tyler Li, destacou a importância dessa contribuição social.
“Queremos contratar mão de obra local este ano, para que possam receber todo o treinamento e conhecimento necessários. Temos um forte compromisso em contribuir e gerar valor para os brasileiros”. As informações são da Revista Fórum.