Mais de 80 cooperativas e associações da agricultura familiar de diversas regiões do estado já confirmaram presença na 12ª edição da Super Bahia 2023, maior feira do varejo de alimentos do Norte/Nordeste, que vai ser realizada entre 11 e 13 de julho, no Centro de Convenções de Salvador. Uma variedade de produtos de quase 400 produtos estará exposta, demonstrando a qualidade, inovação, diversidade e o potencial da agricultura familiar baiana.
Além de estabelecer contatos comerciais, a participação na feira é mais uma oportunidade de divulgação dos produtos. A expectativa é que a presença das cooperativas e associações evidencie a importância da agricultura familiar para a economia do estado, com a geração de alimentos e, consequentemente, a segurança alimentar de cada região.
Segundo o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, a Super Bahia servirá para fortalecer as políticas públicas desenvolvidas pelo estado para agricultura familiar, ao longo dos últimos 16 anos, além de uma oportunidade para os empreendimentos expandirem seus negócios e divulgarem seus produtos para um público diversificado.
“Vamos levar produtos de diversas regiões por meio do Centro de Distribuição da Agricultura Familiar e apresentar aos supermercadistas e atacadistas. São produtos como geleia, mel, variedades de cafés e chocolates, cervejas artesanais, sequilhos e derivados lácteos, se provenientes de Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Monte Santo, Uauá, Barra do Choça, Ribeira do Pombal, entre outros municípios”, explica Ribeiro.
Segundo ele, a feira é um ambiente propício para a realização de parcerias comerciais, estabelecendo vínculos entre produtores interessados em adquirir alimentos diferenciados, o que contribui para a conscientização sobre a importância de valorizar e apoiar a produção local.
Inscrições
A SuperBahia é voltada para fornecedores, distribuidores e empresários do setor de alimentos. As inscrições, gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas por meio do site www.abase-ba.org.br ou pelo telefone (71) 3444-2888. É sugerido ao participante doar 1kg de alimento não-perecível. Os supermercadistas vão dobrar o total arrecadado em benefício ao programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado. A estimativa é de arrecadar 20 toneladas de alimentos durante os três dias da feira.
O Banco do Nordeste, patrocinador e expositor na Super Bahia, vai oferecer linhas de crédito para abertura de novas lojas, reformas ou compra de equipamentos com as melhores taxas do mercado. Banco do Nordeste, o parceiro ideal do varejo de alimentos da Bahia. As informações são de assessoria.