Do Rio de Janeiro e conhecido como ‘Malandrex’, um integrante da facção carioca que atua na Bahia seria um dos principais responsáveis pelos recentes ataques contra rivais em bairros de Salvador. Conforme vídeos enviados ao Informe Baiano no último sábado (22), o homem faz questão de exibir o rosto sem nenhum temor, desafia o Estado e envia ameaças para rivais.
Em um dos registros, ‘Malandrex’ revela que está em Salvador caçando os rivais ‘Kel do Arenoso’ e ‘Averaldinho do Calabar’, que seriam lideranças da organização criminosa baiana. “Estou na direção de vocês tudo, na cola de vocês tudo”, afirma. Os vídeos do criminoso estão circulam em grupos de WhatsApp, deixando moradores de bairros menos favoritos em situação de alerta total.
Apesar das afirmações, há dúvidas se realmente ‘Malandrex’ está na Bahia. Ele não costuma mostrar filmagens em locais públicos e amplos, ficando sempre em locais neutros. Policiais acreditam que, caso seja verdade, um dos esconderijos dele seria no Complexo do Nordeste de Amaralina, onde fica o ‘Quartel General’ da facção.
Militares observam as declarações de ‘Malandrex’ como um desrespeito e também desafio ao Estado. Vale lembrar que a polícia baiana é considerada a mais letal do Brasil. Conforme dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública na última quinta-feira, em 2022, foram 1.464 mortes em intervenções oficiais, o que equivale a 22,7% do total de 6.430 mortes causadas pelas polícias em todo país nesse mesmo ano. Jornal da Chapada com informações do site Informe Baiano.