Impactar e conscientizar. Essa é a proposta do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) ao inaugurar na manhã dessa terça-feira (5) uma escultura com sucatas de veículos envolvidos em sinistros de trânsito, localizado na Avenida Paralela – no canteiro do antigo Bahia Café Hall. A ação é o fechamento de uma campanha publicitária e o início de uma nova que estimula o bom comportamento em detrimento às atitudes de “um monstro no trânsito”.
A escolha do mês de setembro para a instalação da peça é uma referência à Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25. Durante a ação, foi realizada uma blitz educativa sobre a importância de tornar o trânsito um ambiente mais seguro para todos. Participaram do ato, representantes da Polícia Militar, do Batalhão de Policiamento Rodoviário, servidores do Detran, agentes de trânsito de Salvador e outros municípios.
Segundo o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel, “A ideia do ‘monstro’ é ampliar o tempo de debate sobre a importância de seguir as regras de trânsito, despertar nas famílias a motivação para tratar do assunto, além de atrair o público infantil que compartilha a mensagem com mais facilidade. Convido a todos os cidadãos para visitarem o totem e a serem multiplicadoras dessas boas práticas”, pontuou Pimentel.
A instalação de 6 metros de altura e 800 kg tem uma missão mais do que especial: colaborar para preservar vidas no trânsito. A peça vai permanecer exposta durante os próximos meses para conscientizar o público que trafega pela Avenida Paralela – uma das mais movimentadas da capital baiana – sobre a relevância de adotar comportamento responsável no trânsito, fazendo a diferença e evitando o envolvimento em graves sinistros.
A população vai ajudar a escolher o nome do personagem, através da página do Detran-Ba (@detranbahia) nos stories do Instagram. As informações são de assessoria.