• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

#Chapada: Caso aprovado, projeto de lei pode transformar Morro do Chapéu na ‘Capital do Vinho’ da região chapadeira

O deputado Pedro Tavares, autor do projeto, justifica a proposta ao relatar que o município tem uma longa história de cultivo de uvas viníferas desde de 2018, quando surgiu a ideia de produzir vinhos finos no local.

Estagiário 1 por Estagiário 1
24 outubro 2023 - 14h08
no Cidades, Cultura, Curiosidades, Economia, Menu Principal, Política, Top, Viagem
0
#Chapada: Caso aprovado, projeto de lei pode transformar Morro do Chapéu na ‘Capital do Vinho’ da região chapadeira

Morro do Chapéu ganha notoriedade com seus vinhos de alta qualidade | FOTO: Montagem do JC |

Na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado Pedro Tavares (UB) apresentou um projeto de lei que poderá transformar Morro do Chapéu na ‘Capital do Vinho da Chapada Diamantina’. O parlamentar justificou a proposta, destacando a longa história de cultivo de uvas viníferas no município chapadeiro desde 2018, quando surgiu a ideia de produzir vinhos finos no local.

Ainda em sua justificativa, o deputado frisou que “em 2009, um termo de cooperação técnica foi firmado, permitindo a instalação de um campo experimental com 12 variedades de uvas viníferas. Atualmente, a cidade conta com cinco vinícolas, das quais três estão abertas à visitação, proporcionando uma experiência única de enoturismo”.

“O enoturismo, que envolve a exploração do universo dos produtores de vinho, tem impulsionado o turismo em Morro do Chapéu”, frisou o parlamentar, no documento. “Os visitantes têm a oportunidade de passear pelos vinhedos, conhecer a história e tradição locais, aprender sobre os processos de elaboração do vinho e desfrutar de experiências gastronômicas e culturais únicas”, acrescentou Tavares.

De acordo com o deputado, a qualidade dos vinhos produzidos na região têm surpreendido os enólogos. “Essa crescente produção já está contribuindo para a criação de uma identidade regional e a inserção da região em potenciais roteiros de enoturismo no estado”, salientou.

O parlamentar ainda quer instituir o ‘Festival do Vinho’, um evento que ocorrerá uma vez por ano em Morro do Chapéu, com o objetivo de fomentar as atividade de vinícolas na região. O Festival também será divulgado como uma manifestação cultural, que deve movimentar o turismo na localidade.

Ao final do discurso, o deputado ainda destacou que “Além das vinícolas, o clima ameno ao longo do ano e a paisagem deslumbrante da Chapada Diamantina, com atrações como a Cachoeira do Ferro Doido, Gruta dos Brejões e Balneário do Tareco, tornam Morro do Chapéu um destino turístico ideal”, finalizou Tavares.Jornal da Chapada com informações da Agência Alba.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: ChapadadeputadoleiVinho
Post Anterior

#Cultura: Faltam 9 dias para encerrar as inscrições nos editais da Paulo Gustavo Bahia; veja como participar

Próximo Post

#Bahia: Governo estadual envia à Assembleia projeto da nova lei baiana de licitações e contratos

Próximo Post
#Bahia: Governo estadual envia à Assembleia projeto da nova lei baiana de licitações e contratos

#Bahia: Governo estadual envia à Assembleia projeto da nova lei baiana de licitações e contratos

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.