A Embrapa Mandioca e Fruticultura, em parceria com a empresa Bioenergia Orgânicos, está disponibilizando aos agricultores e técnicos o primeiro sistema orgânico de produção para a cultura do abacaxi em Lençóis. A iniciativa tem como objetivo promover o aumento da produtividade, sem comprometer o meio ambiente e os recursos naturais da região.
O sistema reúne informações técnicas abrangendo o estabelecimento da cultura, preparo da área, seleção de variedades e mudas, práticas culturais, manejo de doenças, nematoides, insetos e ácaros, além dos procedimentos na colheita e pós-colheita. Essas diretrizes são baseadas nos conhecimentos disponíveis e nas regulamentações aprovadas para a produção orgânica de alimentos.
Para que um produto seja classificado como orgânico, sua produção precisa estar comprometida com a preservação do meio ambiente, buscando um manejo equilibrado do solo e de outros recursos naturais. É essencial também que exista uma harmonia no uso desses recursos, sem prejudicar a qualidade de vida humana.
Com o novo sistema proposto, os produtores da região esperam uma melhoria do cultivo orgânico do abacaxizeiro, trazendo, como consequência, um produto ambientalmente correto, socialmente justo, economicamente viável. Jornal da Chapada com informações do portal Embrapa.