A comunidade do Zuca, em Boa Vista do Tupim, foi beneficiada com a limpeza e recuperação de aguadas na última terça-feira (19). A iniciativa, promovida pela prefeitura municipal, visa amenizar as consequências da estiagem severa que afeta o município chapadeiro.
O prefeito Helder Lopes (PSDB), conhecido como Dinho, ressaltou o comprometimento de sua gestão no combate à seca em Boa Vista do Tupim. “Esta é mais uma iniciativa que realizamos para contribuir com o enfrentamento dessa seca terrível que atinge nosso município. Em breve, novas medidas serão colocadas em prática para auxiliar nossa população”, destaca o gestor.
Com essa iniciativa, as aguadas na comunidade do Zuca armazenarão o volume máximo de água possível, se tornando um recurso adicional para ajudar os moradores e agricultores da zona rural a melhorar a qualidade de vida em meio à escassez de chuvas na região.
Medidas contra a seca
Na zona rural, a Prefeitura de Boa Vista do Tupim está realizando serviços de abastecimento de água com tanques-pipa puxados por tratores, utilizando caminhões cedidos pelo Exército, pela Defesa Civil e pela gestão local. Além disso, está sendo efetuada a limpeza de aguadas para o armazenamento de águas pluviais durante épocas de trovoadas nas localidades de Gameleira, Cambuí, Barra Verde e Beira Rio.
A gestão municipal anunciou também a construção de 10 poços artesianos que contemplarão diversas localidades do município, tais como: Assentamento Beira Rio na região Zé Martin, Assentamento Cana Brava na região Lagoa do Arroz, Assentamento Aliança na região das Trezentas em Pé de Serra, Assentamento Torre de Sião, Malhada Grande, Mata do Óleo de Cima, Macambira e Itapiroroca.
Jornal da Chapada