Os moradores de Lençóis foram surpreendidos com uma interrupção no fornecimento de energia elétrica que perdurou cerca de duas horas, consequência das fortes chuvas e ventos ocorridos na região. A ocorrência foi registrada por volta das 21h30, e todo o município foi afetado.
Segundo informações fornecidas pela Neoenergia Coelba, as fortes chuvas que atingiram o município, juntamente com descargas atmosféricas, foram responsáveis pela interrupção de energia na região. Técnicos da distribuidora foram encaminhados ao local, mas os serviços só foram normalizados por volta 23h30.
Os moradores do município chapadeiro relatam que tem chovido na região nos últimos três dias, mas apenas na quinta-feira (4) é que a intensidade da chuva aumentou, formando uma tempestade. No entanto, não foram registrados alagamentos na localidade.
O brigadista e dono de uma pizzaria na cidade, Augusto Galinares, diz que antes do apagão total a energia chegou a cair outras duas vezes. “Estava na pizzaria e atrapalhou meu trabalho. Teve muito vento, tempestade. Tive que parar a venda porque a internet caiu”, relembra o comerciante.
A proprietária de uma sorveteria no centro de Lençóis, Roberta Ferraz, também reclama da situação. “Pra a gente sempre é um transtorno quando tem queda de energia. Já tivemos freezer queimado, também tem a questão da perda de produto. Mas como estava em casa quando aconteceu o apagão, eu fui dormir. Mas, em relação à sorveteria, eu fiquei apreensiva. Ainda não vi como está”, frisa.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para a região da Chapada Diamantina, prevendo chuvas intensas até a próxima quarta-feira (10). O aviso indica previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e alerta para riscos como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A equipe do portal Correio solicitou uma nota à Prefeitura de Lençóis, buscando mais detalhes sobre os impactos da chuva. No entanto, até a última atualização desta matéria, não foi recebido retorno por parte da administração municipal.
Em caso de tempestades, evite se abrigar sob árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para obter informações adicionais, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193). Jornal da Chapada com informações do portal Correio.