Greve dos professores
Profissionais de educação pararam suas atividades no estado. A faculdade federal também segue o mesmo esquema. O que aconteceu? Estavam todos unidos fazendo o L. Cortes no orçamento e falta de pagamentos de benefícios são alguns dos problemas dos professores. Na Chapada Diamantina, há greve em Palmeiras, por exemplo. A gestão não negocia!
PT tem pré-candidatura própria em Iramaia
Um vídeo do presidente estadual do PT circula nas redes sociais anunciando o nome de Bete para concorrer à prefeitura em outubro deste ano. Na última quinta-feira, integrantes do PT de Iramaia reuniram-se com o presidente Éden Valadares para afinar o discurso e as estratégias sobre as próximas eleições.
Emprego e renda
Novo complexo eólico impulsiona geração sustentável de energia em Morro do Chapéu e Várzea Nova. A empresa beneficiária do crédito, Ventos de Santos Antônio Comercializadora de Energia, prevê a criação de 1.500 empregos diretos e três mil indiretos durante a fase de implantação do empreendimento. Complexo Babilônia Centro está programado para começar a gerar energia em outubro de 2025, com capacidade para abastecer aproximadamente 1,37 milhão de residências.
Violência cresce no estado
Os últimos dados sobre a violência no Brasil são alarmantes. Foram 39,5 mil mortes violentas em 2023, o que representa a terceira queda consecutiva e, novamente, a menor da série histórica. Mesmo assim, não deixa de ser alarmante. Mesmo que os números apontam para uma redução de crimes graves, a sensação de segurança não é suficiente. Não apenas Salvador, mas cidades como Jequié e Santo Antônio de Jesus. Bahia, embora tenha visto uma queda de 4,1% no número de mortes violentas em 2023, continua sendo o estado com o maior registro de mortes violentas no Brasil pelo quinto ano consecutivo.
ACM Neto está rodando a Bahia
O candidato derrotado ao governo estadual nas últimas eleições está disposto e imbuído de eleger prefeitos e vereadores para seu próprio bem. Isso que dará fôlego ao membro do União Brasil em 2026. E vai ter que correr muito, porque a tropa de Jerônimo está tomando tudo.
Utinga 71 anos
O prefeito Joyuson Vieira e seu vice Átila destacam a importância da tradição e participação da comunidade na celebração do aniversário de 71 anos de Utinga. Celebrado no dia 27 de abril, história e tradição se unem em um evento especial que atraiu visitantes da região chapadeira. Sob a liderança do prefeito Joyuson, a comunidade se une para uma festa marcada por música, cultura e alegria, ressaltando a importância da participação de cada morador.
Palmeiras continua sem gerência
Imagens enviadas ao Jornal da Chapada mostram a situação caótica da estrada que liga a sede de Palmeiras ao ponto turístico chapadeiro, o Vale do Capão. Choveu na região bem quando a prefeitura passou máquina. A estrada é só lama!
Cavalo de Urbano cansou
Mais uma vez, como aconteceu na eleição passada, o candidato da oposição em Itaberaba sai na frente. Porém, como o cavalo não tem resistência, por motivo diversos, a exemplo de inelegível, o garoto do Fantástico ganhou os noticiários por desvio de dinheiro público. Coisa que a população jamais vai esquecer, tudo faz o cavalo da situação ganhar terreno e partir para vitória mais uma vez. É só esperar para ver.
Por falar em Itaberaba…
O Legislativo, como foi dito na edição anterior, vai ter muitas mudanças. Porém, hoje arriscamos dizer que Gerson Almeida, Peba, Formiguinha, Bodinho Neto, Fel do Povo, esses tem total chance de reeleição. Vamos esperar as urnas.
Por falar em Legislativo em Itaberaba…
Tem candidato a vereador que está gastando mais do que o candidato a prefeito. Esse com certeza será o campeão de votos ou, talvez, a decepção da eleição. É bom começar a gastar com o candidato a prefeito afinal pra que serve ter vereador e não ter prefeito.
Obras não ganham eleição
É comum ouvir dizer que obras não ganha eleição. Essa ideia é verdadeiro e, como exemplo, lembramos sempre do ex-prefeito do município de Boa Vista do Tupim, João Durval Passos Trabuco, popularmente conhecido por Gidu. Na época a cidade era um canteiro de obras e ele perdeu feio. Sabe porquê? Lá não fazia o social, isso sim dá votos, obras da votos para formadores de opinião que no geral são poucos e na região pobre o que funciona mesma toma lá dá cá.
Deninha e José Carlos Fernandes são sócios e proprietários do Grupo Jornal da Chapada.
Leia a coluna anterior