A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Itaberaba sediou um encontro para discutir a primeira etapa do Plano de Governo Participativo da Educação (PGP). Realizado na última quarta-feira (3), o evento contou com a participação do prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), do vice-prefeito, Davi dos Anjos, além de professores, diretores, coordenadores e estudantes do ensino regular, educação especial e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
No evento, que teve como objetivo fortalecer a gestão educacional de forma inclusiva e eficiente, foram discutidos a elaboração e implementação de políticas educacionais com foco em decisões democráticas e alinhadas às necessidades reais dos estudantes. Entre os temas abordados estavam a participação comunitária, diagnóstico local, transparência e prestação de contas, prioridades coletivas e mecanismos de acompanhamento e avaliação.
Nas redes sociais, o prefeito Ricardo Mascarenhas enfatizou a importância do evento e garantiu um aumento nos investimentos para a educação. “No chão da Uneb discutindo o PGP – Plano de Governo Participativo da Educação – 1ª etapa , para que possamos em 2025 trazer mais investimentos e cuidados para a comunidade escolar – colaboradores, alunos e familiares! Vem muita novidade boa para todos!”, salientou o gestor chapadeiro.
O Plano de Governo Participativo (PGP) envolve a comunidade na criação e execução de políticas públicas, garantindo decisões democráticas e alinhadas às necessidades reais. O projeto promove participação ativa, diagnósticos locais, transparência, definição de prioridades coletivas e mecanismos contínuos de acompanhamento e avaliação para melhorar as ações.
Jornal da Chapada