• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Política

#Eleções2024: Justiça determina exclusão de postagens e vídeos com suposta propaganda eleitoral antecipada em Rio de Contas

A decisão foi proferida em resposta a uma representação do PSD, em razão do evento "Churrasco do Amigo Gilmar", ocorrido em 28 de julho de 2024, no Povoado de Umbuzeiro dos Santos.

Estagiário 1 por Estagiário 1
11 agosto 2024 - 05h45
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Política
0
#Eleções2024: Justiça determina exclusão de postagens e vídeos com suposta propaganda eleitoral antecipada em Rio de Contas

A decisão judicial foi emitida para assegurar a equidade no processo eleitoral em Rio de Contas | FOTO: Reprodução |

Para garantir a equidade no processo eleitoral em Rio de Contas, o Juiz Eleitoral Pedro C. de Proença Rosa Ávila, da 101ª Zona Eleitoral, determinou a retirada imediata de postagens e vídeos relacionados à suposta propaganda eleitoral antecipada promovida por Ilzinete Pires Correia da Silva, João Antônio Azevedo Farias, José de Aquino Pinheiro e Rafael Ícaro Ferreiras dos Santos. A decisão foi tomada em resposta a uma representação do Partido Social Democrático (PSD).

No âmbito de uma representação do PSD, foi alegado que os indivíduos mencionados realizaram campanha eleitoral antecipada durante o evento “Churrasco do Amigo Gilmar”, realizado em 28 de julho de 2024, no Povoado de Umbuzeiro dos Santos, em Rio de Contas. A denúncia apontou que as atividades promovidas no evento configuraram práticas de promoção antecipada de candidaturas, o que levou à solicitação de medidas corretivas para garantir a integridade do processo eleitoral.

De acordo com a representação, durante o “Churrasco do Amigo Gilmar”, José de Aquino Pinheiro e Rafael Ícaro Ferreiras dos Santos subiram ao palco e realizaram atividades de campanha em apoio a Ilzinete Pires Correia da Silva e João Antônio Azevedo Farias. A denúncia detalha que, além de promoverem a candidatura dos mencionados, houve a veiculação de mensagens e materiais de campanha que configuraram uma clara tentativa de antecipar a eleição.

Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível observar a menção explícita aos números dos candidatos, acompanhada da fala: “Aperta o 7 e aperta o 0 e no 70 confirmando”. Essas declarações foram interpretadas como uma evidente tentativa de influenciar o voto dos presentes no evento.

A decisão judicial ordenou a remoção imediata dos vídeos e postagens associadas ao evento, estabelecendo uma multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para o caso de não cumprimento. O Juiz enfatizou que estavam presentes os requisitos necessários para a concessão da tutela antecipada, incluindo o “fumus boni iuris” (aparente validade da demanda) e o “periculum in mora” (risco associado à demora). A medida busca garantir a integridade do processo eleitoral e evitar a continuidade de práticas que possam influenciar indevidamente o resultado das eleições.

O Ministério Público endossou a concessão da liminar, destacando que a persistência da propaganda irregular poderia comprometer a equidade do processo eleitoral. Além disso, a decisão determina que os representados sejam notificados para apresentarem defesa, caso desejem.

Jornal da Chapada

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: ChapadaEleições2024justiça
Post Anterior

#Chapada: Obras de pavimentação melhoraram condições de tráfego e segurança da população entre Felizardo e Bela Sombra em Piatã

Próximo Post

#Chapada: Prefeito Nixon Duarte debate avanços na educação pública de Iaçu em encontro com professores no distrito de João Amaro

Próximo Post
#Chapada: Prefeito Nixon Duarte debate avanços na educação pública de Iaçu em encontro com professores no distrito de João Amaro

#Chapada: Prefeito Nixon Duarte debate avanços na educação pública de Iaçu em encontro com professores no distrito de João Amaro

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.