Faltando oito dias para as eleições municipais em Itaberaba (sábado, 28 de setembro), portal de entrada da Chapada Diamantina, o chefe da Companhia de Ação Regional do Estado da Bahia (CAR), Libanilson Braga de Oliveira, foi flagrado em uma casa na Avenida Medeiros Neto, centro da cidade, com um carro oficial do órgão com o porta malas cheio de cestas básica. E o que é pior, Braga estava com o chapéu cheio de santinhos (propagandas eleitorais) do candidato a prefeito do município João Almeida Mascarenhas Filho (PSD).
A equipe do Jornal da Chapada foi chamada até o local e, quando chegou, não encontrou mais o carro oficial, mas sim um grupo de pessoas, o advogado, Ramon Junior (PT), candidato a vice-prefeito na chapa de João Filho (veja o vídeo), além de uma viatura da Polícia Militar.
Em contato com o chefe da guarnição, o Tenente Igor, fomos informados que eles foram chamados para registrar o flagrante e conduzir todos para a Delegacia de Polícia. Para quem não sabe, se ficar configurado os crimes, Libanilson Braga de Oliveira deve responder por vários crimes eleitorais e administrativos já que também é servidor público nomeado pelo governador. Além de estar usando um veículo oficial da CAR (Placa-PJU7828), uso exclusivo em serviço, e hoje é sábado.
Entre os crimes estão captação ilícita de sufrágio, abuso de poder econômico e político, além de outros que versam sobre as condutas vedadas ao agente público como peculato. Vale salientar, que se ficar provado que o beneficiado seria a chapa de João Almeida Mascarenhas Filho, a prática é passiva de cassação de registro de candidatura.
Com mais este fato, a população de Itaberaba questiona o governador Jerônimo Rodrigues sobre a situação. “Vossa Excelência compactua com esse tipo de conduta? A pergunta é feita, porque hoje mesmo está marcado um ato de campanha do candidato João Filho, inclusive, com a presença do governado Jeronimo Rodrigues”.
Jornal da Chapada