Após cinco anos, o Grupo de Reisado Samba Raiz voltou a animar as ruas de Itaetê, realizando visitas às casas na manhã desta segunda-feira (6). Com cânticos, danças e muita alegria, o grupo retomou uma das tradições mais emblemáticas do município, mantendo viva a herança cultural que une a comunidade e resgata a essência das celebrações populares.
O líder do grupo e atual secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Itaetê, Cristovem Marcos, comandou a celebração ao lado de 12 sambistas, levando às ruas a riqueza da cultura dos Reis. A apresentação foi marcada por músicas tradicionais e performances que encantaram os moradores, reforçando a importância de preservar essa manifestação cultural.
“É extremamente gratificante poder testemunhar a retomada dessa tradição em nosso município, trazendo de volta a essência da nossa cultura popular nesta Folia de Reis tão linda e fortalecendo o sentimento de identidade entre os moradores”, afirmou o prefeito de Itaetê, Zenildo Matos (PSB).
Folia de Reis
A Folia de Reis é uma tradicional celebração popular que ocorre no Brasil, especialmente no mês de janeiro, em homenagem aos Três Reis Magos que visitaram o menino Jesus. Comemorações típicas incluem grupos de músicos e dançarinos que percorrem as ruas, cantando e dançando em celebração ao nascimento de Cristo, além de promoverem o fortalecimento das tradições culturais locais.
A festa é marcada por manifestações de fé, com orações, cânticos e a apresentação de figuras simbólicas dos Reis Magos, e é geralmente celebrada no dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis.
Jornal da Chapada