Estão abertas, até o dia 10 de maio, as inscrições para o ABC do Cinema, um minicurso gratuito de introdução ao cinema de rua que será realizado em Morro do Chapéu. As aulas acontecerão entre os dias 5 e 13 de junho, das 19h às 21h, no Cine Teatro Belarmino Rocha (Cultural Professora Judith Arlego). Os interessados em participar dos projeto, podem se inscrever através do formulário online Vila Ventura Filmes.
Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de compreender como os filmes são produzidos em ambientes urbanos, explorando a rua como cenário e elemento narrativo. Serão abordados aspectos da linguagem cinematográfica que dialogam com o espaço público, com foco na observação do cotidiano, no uso da luz natural e na espontaneidade das cenas.
Os alunos também aprenderão técnicas básicas de roteiro, direção, captação de som e imagem com equipamentos acessíveis, como celulares e câmeras digitais. A proposta é incentivar a criação coletiva e estimular novas formas de olhar para a cidade por meio do audiovisual.
A realização do curso integra uma série de ações voltadas para o incentivo à formação artística e à valorização da cultura local. A iniciativa busca fortalecer o acesso democrático à produção audiovisual e ampliar as possibilidades de expressão cultural por meio do cinema, promovendo o desenvolvimento de novos olhares e narrativas que dialoguem com a realidade e a identidade do município.
Jornal da Chapada














































