O município de Andaraí, localizado na região da Chapada Diamantina, foi destaque no programa ‘Conexão Bahia’, exibido no último sábado (17). A apresentadora Luana Assiz percorreu pontos importantes da cidade, conhecida por sua relevância histórica, cultural e ambiental.
A visita incluiu o Pantanal Marimbus, área alagada de 48 km², composta por sete olhos d’água, o Poço Azul e o Poço Encantado. A apresentadora foi acompanhada pelo engenheiro agrônomo Claudenei Santana e pelo guia turístico Marcos Venicius Novais, que explicaram as características e importância da região.
Essa culinária típica de Andaraí também foi tema da reportagem. Luana Assiz esteve na casa de Perla e Lúcia do Carmo, mãe e filha que ensinaram o preparo do prato regional chamado Godó. Segundo as moradoras, a receita surgiu na década de 1930 e se tornou tradicional na cidade.
Outro ponto abordado foi o Jarê, prática religiosa de origem local. No Terreiro de Oxóssi, o pai de santo Pedro Silva explicou que o Jarê possui algumas semelhanças com a Umbanda, mas se diferencia por trabalhar com entidades conhecidas como encantados, enquanto a Umbanda atua mais com a linhagem de caboclos.
A Festa do Divino Espírito Santo, celebração popular de Andaraí, também foi destacada. Dona Zélia, responsável pela organização do evento desde 1973, contou que a tradição foi trazida por um casal da família Marinho, vindo de Minas Gerais durante o período do garimpo.
Jornal da Chapada














































