• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cultura

#Cultura: Flipelô é o carnaval das Letras no Pelourinho, diz curador

Com programação diversa e gratuita, a nona edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho celebra a obra de Dias Gomes, reúne nomes consagrados da literatura e atrai visitantes de todo o Brasil ao centro histórico de Salvador.

Estagiário 2 por Estagiário 2
7 agosto 2025 - 20h56
no Cidades, Cultura, Curiosidades, Menu Principal
0
#Cultura: Flipelô é o carnaval das Letras no Pelourinho, diz curador

Peça de teatro marca abertura de festa literária em Salvador | FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil |

Costumeiramente lotado quando recebe shows musicais ou durante o carnaval, o Pelourinho ficou cheio na noite de ontem (6) para algo mais inusitado: uma peça de teatro.

Dirigida por Gil Vicente e inspirada na obra do autor de telenovelas e escritor Dias Gomes (1922-1999), o musical Os dias bem amados: vida e obra de um autor baiano marcou a abertura da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Flipelô, atraindo um grande público para o centro histórico de Salvador.

O escritor Deco Lipe, curador programação da Vila Literária, participa da abertura da Festa Literária Internacional do Pelourinho – Flipelô, que homenageia Dias Gomes, no Largo do Pelourinho | FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil |

“O grande chamariz da Flipelô é que ela transforma o coração da cidade – que é o centro histórico – no Carnaval das Letras e da literatura”, descreveu Abertura da Festa Literária Internacional do Pelourinho.

Curador de dois espaços da Flipelô: a Vila Literária e o Espaço para Infâncias Mabel Velloso ele disse que a visitação foi enorme e a programação oficial e literária ainda nem começou.

Flipelô

Maior festa cultural literária da Bahia, a Flipelô acontece até domingo (10) em cerca de 150 espaços públicos e privados do Centro Histórico de Salvador. Chegando em sua nona edição, o evento está ainda maior neste ano e a expectativa dos organizadores é que ela supere as 250 mil pessoas que participaram no ano passado.

Abertura da Festa Literária Internacional do Pelourinho – Flipelô, que homenageia Dias Gomes, no Largo do Pelourinho | FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil |

São nove edições e a Flipelô está mais do que consagrada e mais do que abraçada. Aqui é esse lugar assim de afeto, mesmo”, informou Deco à Agência Brasil.

“A programação deste ano está riquíssima, dialogando com muitos gêneros literários, com muitas formas de escrita e dialogando também com diversas artes, porque a dramaturgia é isso, né? Ela acaba abrindo a gente para esse leque e faz com que isso se torne ainda mais diverso”.

Público

Morador de Salvador e autor dos livros Talvez não tenha criança no céu e Mônica vai jantar, o escritor Davi Boaventura, 39 anos, visitou o Pelourinho na noite de quarta-feira para assistir o musical que abriu a Flipelô. Em entrevista à Agência Brasil, ele disse que vai participar do evento neste ano de duas formas: como público-leitor e também participando de uma mesa na programação paralela da Flipelô.

O escritor Davi Boaventura particpa da Abertura da Festa , no Largo do Pelourinho | FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil |

“Acho que vou vir aqui todo dia. A Flipelô é maravilhosa. Ela é algo que movimenta muito [a cidade] e é muito bom trazer a literatura para uma cidade em que as artes são tão fortes. Isso dá destaque para o que precisa ter destaque”, afirmou.

A professora Flávia Lima, 37 anos, também de Salvador, acompanha a Flipelô pela terceira vez. Para ela, a festa literária é uma “grande troca cultural”.

“Sou uma apaixonada por literatura, então este é um momento em que a cidade fica em festa para a gente prestigiar os espaços literários. É um momento em que a cidade se abre para receber autores de outros lugares e que não estamos acostumados a ver, só a ler. Então, esse é um momento de estarmos pertinho dos escritores.”

Antes mesmo do evento ter início, Flávia já selecionou o que deseja aproveitar da festa literária. “Já fiz um rascunho das coisas que quero ver. Na sexta, quero ver a Elisama Santos e Lázaro Ramos. No sábado, Lázaro Ramos, em outra mesa. No domingo, quero ver a Sofia Oliveira, que é daqui de Salvador, mas está morando agora em São Paulo”.

Não são apenas os moradores de Salvador que pretendem acompanhar esse carnaval literário no Pelourinho. “Esta é uma grande oportunidade de interagir com a cultura desse território, com os autores. É uma festa que vale muito participar e celebrar”, disse a bibliotecária Elisabete Veras, que veio do Rio de Janeiro para curtir a Flipelô. “Meu propósito é curtir a festa. Acho que essa interação que a Flipelô traz de interagir com autores e de estarmos todos nesse pequeno espaço, é uma grande possibilidade de estar próxima dos meus autores.”

Diversidade

A programação da Flipelô é muito diversa, abraçando também outras artes para além da literatura. Se na abertura teve teatro, no domingo a festa se encerra com uma orquestra em tributo a Jorge Amado. Mas há também saraus, debates, shows musicais, exposições, lançamentos de livros, oficinas e, inclusive, uma rota gastronômica. Um dos destaques deste ano é a presença de escritores internacionais como Adelino Timóteo e GauZ, que estarão na Casa Motiva, na Vale do Dendê.

“Neste ano, temos mais escritores internacionais e estamos ainda mais voltados para a língua portuguesa. Temos uma quantidade considerável de autores. No Espaço Mabel Velloso, que é o espaço para infâncias, pensamos muito em uma literatura que coloca a criança como protagonista das histórias.Trouxemos autores e autoras que são muito queridos pelas crianças como Flávia Lins e Silva, Lázaro Ramos, Alexandre Coimbra Amaral estreando na literatura para crianças, Elisama Santos e Emília Nunes, que é um nome fortíssimo aqui na Bahia”, ressaltou.

A professora Flávia Lima participa da abertura , no Largo do Pelourinho | FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil |

Outro destaque é a Vila Literária, instalada no Largo Tereza Batista, com programação toda voltada ao público jovem, incluindo um concurso de cosplay [fantasias com referências de personagens da cultura pop].

“Na Vila Literária a gente vai ter a primeira batalha de desenhos ao vivo. Serão dois dias com batalha de desenhos para que o público se divirta e vote. E teremos também o primeiro desfile cosplay discotecado da história da Flipelô, que acontece nesta quinta-feira (7)”, explicou Deco.

A Flipelô é apresentada pela Ministério da Cultura e pela Fundação Casa de Jorge Amado e acontece até domingo (10), com programação inteiramente gratuita. Mais informações sobre a festa podem ser obtidas no site. As informações são do site Agência Brasil.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: bahiaFesta LiteráriaFlipelôPelourinhosalvador
Post Anterior

#Política: Prefeita rompe com ACM Neto e garante “casamento civil” com Jerônimo

Próximo Post

#Política: Jerônimo sanciona ‘Bahia Alfabetizada’, anuncia comitê e detalha primeiras ações do programa

Próximo Post
#Política: Jerônimo sanciona ‘Bahia Alfabetizada’, anuncia comitê e detalha primeiras ações do programa

#Política: Jerônimo sanciona ‘Bahia Alfabetizada’, anuncia comitê e detalha primeiras ações do programa

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.