• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Política

#Política: Entenda prazos de Bolsonaro e outros condenados da trama golpista depois da publicação do acórdão

Com a publicação do acórdão, começa a contagem dos prazos para as defesas e possível execução das penas.

Estagiário 2 por Estagiário 2
19 novembro 2025 - 17h45
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Política
0
#Urgente: O otimismo de Bolsonaro sobre a possibilidade de não ser preso; entenda

Jair Bolsonaro | FOTO: Walter Campanatto/Agência Brasil |

Com a publicação do acórdão que confirma as condenações de Jair Bolsonaro e outros seis réus pela tentativa de golpe de Estado, os prazos processuais começaram a correr. O documento foi divulgado na terça-feira (18) e oficializa o resultado do julgamento, abrindo espaço para novos recursos — ainda que restritos — e para a possível execução das penas.

Os embargos de declaração apresentados anteriormente pelas defesas foram rejeitados pela Primeira Turma da Corte. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão.

🔍 O que são embargos de declaração?

São recursos usados para contestar eventuais trechos obscuros ou imprecisos de uma decisão judicial. Costumam não alterar o tamanho da pena e, em muitos casos, são vistos apenas como instrumentos para retardar o processo.

📅 O que acontece agora?

Até domingo, 23:

Após a publicação do acórdão, abre-se um prazo de cinco dias — a partir desta quarta (19) — para apresentação de segundos embargos de declaração. O prazo se encerra na noite de domingo (23).

A partir de segunda, 24:

Se os embargos forem apresentados, caberá ao relator, ministro Alexandre de Moraes, decidir de forma monocrática. Ele pode aceitar o recurso ou classificá-lo como meramente protelatório, ou seja, sem conteúdo jurídico relevante além da intenção de adiar a execução da pena.

Se Moraes rejeitar os recursos, poderá declarar o julgamento encerrado (trânsito em julgado) e determinar a execução das sentenças. Nesse caso, a Vara de Execuções Penais deve ser acionada para conduzir os condenados à prisão.

📌 A praxe atual do STF é determinar a execução da pena imediatamente após os segundos embargos de declaração.

⚖️ E os embargos infringentes?

Existe ainda outro tipo de recurso: os embargos infringentes, que podem até levar à redução de pena — mas possuem critérios mais rígidos.

O entendimento vigente no Supremo é que esse recurso só é válido quando o réu recebe ao menos dois votos favoráveis à absolvição.
Não foi o caso de Bolsonaro e dos demais, o que permite que o caso seja declarado encerrado sem essa etapa.

Caso Moraes decida receber os embargos infringentes, o prazo de envio será de 15 dias, contados a partir desta quarta (19). Depois disso, ainda caberiam agravos regimentais, estendendo o processo possivelmente até dezembro.

Jornal da Chapada

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: AcórdãoBolsonaroExecução da PenarecursosSTF
Post Anterior

#Curiosidades: Vaso sanitário de ouro é vendido por R$ 64 milhões em leilão em Nova York

Próximo Post

#Chapada: Sessão Solene celebra entrega da Medalha Dom Obá II em Lençóis

Próximo Post
#Chapada: Sessão Solene celebra entrega da Medalha Dom Obá II em Lençóis

#Chapada: Sessão Solene celebra entrega da Medalha Dom Obá II em Lençóis

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.