A Escola Raul Cajado, localizada no município de Iaçu, promoveu uma Roda de Conversa Preta, iniciativa que abriu um espaço de diálogo sobre ancestralidade, identidade, cultura negra e pertencimento. O evento reuniu estudantes, educadores e convidados especiais para discutir questões sociais que atravessam a história do povo negro e sua influência na construção da comunidade local e nacional.
Segundo a direção da escola, o encontro teve como propósito estimular o pensamento crítico, fortalecer a autoestima dos estudantes negros e quebrar estereótipos ainda presentes no cotidiano escolar. A atividade também integrou o calendário pedagógico da escola que, neste mês, reforça o compromisso com a educação antirracista.
“Quando os alunos conhecem sua história, eles se reconhecem como parte dela. Isso gera identidade, orgulho e potência,” destacou uma das organizadoras da ação.
O ambiente de troca e escuta promoveu momentos de emoção e conscientização, ressaltando a importância da representatividade e das ações afirmativas dentro da escola pública. A roda de conversa reforçou a ideia de que celebrar a cultura negra é, também, educar para a igualdade.
Jornal da Chapada














































