O primeiro foragido incluído no Baralho Lilás, ferramenta criada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para intensificar o enfrentamento à violência contra a mulher, foi preso na segunda-feira (15), no município de Juazeiro, no norte do estado.
Danilo Medeiros dos Santos, de 30 anos, ocupante da carta Dama do Baralho Lilás, foi localizado no bairro Nossa Senhora das Grotas durante ação policial. Ele é investigado pelos crimes de ameaça e estupro de vulnerável. Após a prisão, o suspeito foi encaminhado à delegacia da região, onde permanece custodiado e à disposição da Justiça.
Lançado oficialmente na última sexta-feira (12), o Baralho Lilás é uma iniciativa inédita no Brasil e reúne, inicialmente, 16 foragidos acusados de crimes contra mulheres. As cartas exibem imagens e informações dos suspeitos que atuaram em Salvador, na Região Metropolitana e em municípios do interior da Bahia.
Segundo a SSP-BA, a proposta da ferramenta é ampliar a visibilidade dos procurados e fortalecer a participação da sociedade no combate à violência de gênero. As cartas estão disponíveis na internet, permitindo que qualquer cidadão reconheça e denuncie suspeitos de forma segura.
A população pode colaborar com as investigações por meio do Disque Denúncia da SSP, pelo telefone 181. As informações são recebidas de forma anônima e sigilosa, contribuindo diretamente para a localização e prisão dos criminosos.
A prisão do primeiro foragido poucos dias após o lançamento reforça a efetividade da iniciativa e sinaliza um avanço nas estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher na Bahia.
Jornal da Chapada





















































