Apesar dos últimos dias de chuva, o verão em Salvador já marcou dias de calor intenso em 2026, com temperaturas que chegaram a 36ºC o maior registro do ano até o momento. O pico ocorreu de forma consecutiva nos dias 2 e 3 de janeiro, na estação meteorológica da Ilha de Bom Jesus dos Passos, de acordo com dados da Defesa Civil de Salvador (Codesal).
A segunda maior temperatura do ano também foi registrada na mesma região, no dia 4 de janeiro, quando os termômetros marcaram 35,6ºC.
Outros bairros da capital baiana também figuram entre os locais mais quentes de 2026. Em Coutos, a estação registrou 35,5ºC no dia 2 de janeiro, 35,3ºC no dia 3 e 35,2ºC no dia 4. O calor intenso se manteve no bairro no dia 5 de janeiro, com 35,1ºC.
Ainda em 5 de janeiro, a Ilha de Bom Jesus dos Passos voltou a registrar uma das maiores marcas do ano, com 35,1ºC. Já no bairro de Valéria, a estação da Embasa marcou 34,2ºC em 3 de janeiro. Em 12 de janeiro, Coutos apareceu novamente na lista, com 34,1ºC.
As previsões para o verão indicam que as temperaturas na Bahia podem atingir até 38ºC, com sensação térmica acima dos 40ºC. Segundo a Climatempo, também há possibilidade de temporais pontuais durante a estação, conhecidos como chuvas de verão.
“As altas temperaturas formam uma convecção na atmosfera, provocando chuvas intensas nos finais de tarde, acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento forte. Essas precipitações são as conhecidas chuvas de verão”, afirma Vitor Hassan, Head da Climatempo.
A partir da segunda quinzena de janeiro, a tendência é de chuvas mais frequentes e distribuídas, com bandas de nebulosidade atuando por períodos mais prolongados, o que deve reduzir ligeiramente as temperaturas, embora o calor ainda predomine. Mesmo com o aumento da umidade, o estado seguirá sob o domínio de um verão tipicamente baiano: quente, úmido e de forte intensidade térmica.
Jornal da Chapada



















































