• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Política

#Política: Câmara aprova urgência para projeto que prevê internação de menores por maus-tratos a animais

Proposta da deputada Rosana Valle altera o ECA após comoção nacional pela morte do cão Orelha, em Santa Catarina.

Estagiário 2 por Estagiário 2
10 fevereiro 2026 - 23h24
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Política
0
#Política: Câmara aprova urgência para projeto que prevê internação de menores por maus-tratos a animais

Deputada Rosana Valle é autora do projeto | FOTO: Divulgação |

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa segunda-feira (9/2), o requerimento de urgência para votação do Projeto de Lei (PL) 41/2026, que prevê a internação de menores de idade que pratiquem violência contra animais. A proposta é de autoria da deputada federal Rosana Valle (PL-SP) e altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O texto foi elaborado a partir da comoção nacional provocada pela morte do cão comunitário Orelha, assassinado a pauladas na Praia Brava, em Florianópolis (SC), no começo deste ano. Segundo a Polícia Civil, o caso teve o envolvimento de adolescentes.

A urgência foi aprovada em votação simbólica, quando há consenso entre os parlamentares e não há registro individual de votos. Com isso, o projeto será analisado diretamente em Plenário, sem passar pelas Comissões temáticas.

O rito acelerado ocorreu após articulação da autora junto ao líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). A proposta também entrou na pauta de prioridades do presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PR).

De acordo com Rosana Valle, o crime contra Orelha evidenciou uma lacuna no ECA, que estabelece as medidas socioeducativas aplicadas a jovens infratores. Atualmente, adolescentes só podem ser internados se cometerem atos infracionais mediante grave ameaça ou violência contra pessoa, por reiteradas infrações graves ou por descumprimento de medidas socioeducativas anteriores.

A proposta altera o artigo 122 do Estatuto para incluir, nos casos de maus-tratos a animais, a possibilidade de aplicação da medida mais gravosa: a internação. Hoje, menores que cometem violência contra animais podem ser advertidos, prestar serviço comunitário — como entrega de cestas básicas — ou receber atendimento com assistente social.

“Infelizmente, a crueldade contra o cão Orelha suscitou as discussões sobre quais medidas poderiam ser imputadas a adolescentes que cometem crimes contra animais. Se identificados, hoje, os autores não poderiam ser internados e cumpririam medidas socioeducativas brandas, livremente. É necessário, desta forma, fazer uma complementação ao ECA”, justificou a deputada.

Durante as investigações do caso, a Polícia Civil de Santa Catarina chegou a solicitar a internação de um dos suspeitos pelo espancamento de Orelha, cachorro sem raça definida e com aproximadamente dez anos. No entanto, sem previsão legal específica, o pedido não avançou.

Caso o mérito seja aprovado pela Câmara, o projeto seguirá diretamente para apreciação do Senado Federal. Com informações de assessoria.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: Câmara dos DeputadosCaso OrelhaEstatuto da Criança e do AdolescenteMaus-tratos a animais
Post Anterior

#Política: Jerônimo Rodrigues abre ano letivo de 2026 com inauguração de colégio requalificado em Salvador

Próximo Post

#Brasil: “Valorização da Polícia Civil tem de ser real, não mero palanque político”, afirma Sindpesp em posse na Alesp

Próximo Post
#Brasil: “Valorização da Polícia Civil tem de ser real, não mero palanque político”, afirma Sindpesp em posse na Alesp

#Brasil: “Valorização da Polícia Civil tem de ser real, não mero palanque político”, afirma Sindpesp em posse na Alesp

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.