O CEO do Grupo Só Pássaros, Ricardo Delezott, o Rick, destacou a expansão da empresa e o impacto econômico da Segunda Rodada de Negócios realizada em Itaberaba. Em entrevista ao Jornal da Chapada, o empresário falou sobre os 20 anos do grupo, a atuação em diferentes estados brasileiros e a estrutura construída para atender clientes em várias regiões. O evento reuniu 37 empresas na quarta-feira (16) e nesta quinta-feira (17), no complexo da distribuidora às margens da BA-233, entre Itaberaba e Ipirá.
Segundo Rick, a rodada foi pensada para aproximar clientes, fornecedores e representantes das indústrias parceiras, permitindo que os participantes conheçam também a estrutura operacional da Só Pássaros.
“O objetivo é trazer todos os nossos clientes para uma mega rodada de negócios, onde eles têm a oportunidade de conhecer todas as indústrias, os donos das indústrias e toda a nossa parte de logística. Enfim, nossa empresa de ponta a ponta”, explicou.
A programação contou com empresas de segmentos como alimentos, bebidas, produtos de limpeza, rações e itens para animais. Entre as participantes estiveram Piracanjuba, Grupo Kelldrin, Marilan, Philips, Santa Edwiges, Sococo, Ypê e Brasileirinho. Também participaram empresas de Itaberaba, como Solar e Solar, Boxsol, Café Flor da Chapada e Constana, incluídas pelo empresário entre os parceiros convidados.

De Itaberaba para o mercado nacional
O encontro também marcou uma fase de consolidação do grupo fora da Bahia. Rick afirmou que um dos principais objetivos alcançados pela empresa foi transformar um negócio criado em Itaberaba em uma operação com alcance nacional. “Sim, conseguimos concretizar esse sonho de levar a empresa de Itaberaba a nível nacional”.
Atualmente, a Só Pássaros emprega cerca de 200 pessoas diretamente. Considerando os empregos gerados de forma indireta, o empresário estima que a atividade alcance quase mil trabalhadores. A estrutura própria também é apontada como parte da estratégia de crescimento.
A empresa conta com prédio próprio e uma frota de 54 veículos, utilizada para garantir a distribuição dos produtos. “Com a Só Pássaros você pode contar com os melhores preços, com condição a nível nacional. Hoje temos nossa frota própria, com prédio próprio”, destacou.
A logística ganhou espaço na estratégia justamente pela preocupação com o cumprimento dos prazos. De acordo com Rick, as entregas em Itaberaba podem ocorrer no mesmo dia, enquanto os demais municípios são atendidos em períodos que variam de dois a, no máximo, sete dias. “Estamos preparados, fazendo esse trabalho já há 20 anos para que cada dia possamos melhorar o prazo das nossas entregas”, afirmou.

Marcas, investimentos e movimentação regional
Entre os investimentos citados pelo empresário está a retomada da distribuição de produtos da Danone em Itaberaba e na região. A entrada da multinacional no portfólio exigiu ampliação da estrutura logística, compra de veículos e contratação de novos funcionários.
“Isso foi uma conquista muito importante, já que a Danone é uma empresa multinacional que 98% das pessoas conhecem a marca. Então, fizemos um investimento muito grande trazendo a marca para a nossa cidade, nossa região”, contou o empresário.
Para Rick, a realização da segunda rodada também ultrapassou os limites da própria empresa e provocou reflexos na economia local. O evento recebeu participantes de diferentes estados, com o empresário relatando a chegada de aeronaves de Goiânia e São Paulo. “Estamos felizes porque conseguimos movimentar não somente a cidade, como toda a região da Chapada Diamantina”, disse.
A movimentação também alcançou o setor de hospedagem, segundo o empresário, que relatou ocupação completa durante os dias do encontro. Rick avaliou que a presença de representantes de empresas de diferentes localidades contribui para ampliar a visibilidade de Itaberaba como polo comercial e empresarial.
A primeira edição da rodada ocorreu dois anos atrás e, diante da repercussão, clientes e parceiros passaram a cobrar uma nova edição. O resultado da segunda experiência já faz o empresário considerar a continuidade do projeto.
“Tivemos um retorno extremamente positivo, então as pessoas me cobraram para fazer mais uma rodada de negócios. Então, todos os donos de indústrias estão felizes, as empresas que estão participando e, pelo que estou vendo aqui, ela provavelmente vai ficar anual”, afirmou.
A abertura da programação contou ainda com a participação do deputado federal João Leão (PP-BA) e do ex-prefeito de Itaberaba Ricardo Mascarenhas (PP), apresentados por Delezott como amigos pessoais. A segunda rodada integrou as celebrações pelos 20 anos do Grupo Só Pássaros e reuniu fornecedores, parceiros e clientes em uma programação voltada à geração de negócios e à aproximação comercial.
Jornal da Chapada


