Em ano de eleição e Copa do Mundo, os telejornais na maioria das emissoras das TVs abertas perderam audiência desde janeiro, se comparados com o ano passado. A única emissora cujos jornais estão subindo até agora é a Record. Os dados foram obtidos pela coluna, e valem tanto para a média de audiência nacional, chamada PNT, como na Grande São Paulo. É a primeira vez que ocorre uma queda tão generalizada. Aparentemente, as emissoras não estão conseguindo atrair atenção para seus jornalísticos, uma vez que, sem grandes casos policiais ou furos noticiosos ou mesmo matérias interessantes exclusivas, o telespectador já viu praticamente todo noticiário na internet, e bem antes que as TVs exibam suas “escaladas”.
O “Jornal Nacional”, por exemplo, de janeiro a abril de 2013 registrou 29 pontos de média no País. Este ano essa média já caiu 12%, para 25,4 pontos. O “SBT Brasil”, por sua vez, marcou 4,7 pontos nesse período, mas agora está com 4,5 (queda de 4%). Da mesma forma, o “Jornal da Band” também caiu na comparação quadrimestral 2013-2014: de 3,4 pontos em 2013 para 2,9 agora (queda de 14%).
Única a crescer
Por outro lado, os telejornais da Record cresceram nesse mesmo período. O “JR” passou de 5,5 pontos em 2013 para 6,3 pontos este ano. O “Cidade Alerta” cresceu ainda mais: de 5,9 pontos para 7,1 pontos. Já seu maior concorrente, o “Brasil Urgente”, da Band, caiu na mesma comparação de 3,3 para 2,8 pontos. Na Grande SP os produtos da Record foram bem também: o “JR” passou de 6 para 7,1 (ou seja, cresceu 20%).
Na mesma região, o “JN” da Globo caiu de 26 pontos para 23,7 (baixa de 9 por cento). Cada ponto no chamado PNT equivale a 217,5 mil domicílios sintonizados no país, com estimativa de 3 pessoas assistindo por residência. Já na Grande SP cada ponto vale por 65 mil domicílios sintonizados (também com cerca de 3 pessoas por casa). Do Portal Uol.