Chapada: Ponto Cidadão beneficia população de Ipirá e região

Postado em jul 25 2014 - 2:00pm por Jornal da Chapada
ipirá

O posto começa a atender o público a partir da próxima semana | FOTO: Elói Corrêa/GOVBA |

Os moradores de Ipirá e outros 12 municípios do Território da Bacia do Jacuípe, no Centro-Norte do estado, passam a contar com um posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), após a instalação do Ponto Cidadão. Inaugurada nesta sexta-feira (25), a unidade possui capacidade para realizar 3,5 mil atendimentos por mês, sendo 1.050 carteiras de identidade e 630 carteiras de trabalho. O posto começa a atender o público a partir da próxima semana e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Localizado na Rua Valdomiro Lins, 68, no Centro de Ipirá, o 16º Ponto Cidadão da Bahia conta com 197 metros quadrados de área construída e vai oferecer, além de carteira de identidade e de trabalho, a emissão de CPF e antecedentes criminais. Outros serviços ofertados são a intermediação de mão de obra, seguro desemprego e atendimento previdenciário.

De acordo com o secretário de Administração do Estado, Edelvino Góes, a modalidade de postos compactos permite que os serviços essenciais do SAC cheguem até os cidadãos de municípos de médio e pequeno porte, reduzindo o prazo de entrega dos documentos. “Esse projeto foi criado para ampliar a capacidade de atendimento nas cidades entre 20 mil e 60 mil habitantes e graças a isso chegamos, hoje, a 36 cidades em todo o estado e, no caso dos Pontos Cidadãos, com o mesmo padrão de qualidade de atendimento dos Postos do SAC”.

fotsooos

Com a unidade inaugurada em Ipirá, a rede ampliada em 93% nos últimos anos já conta com 52 postos de atendimento em todo o estado | FOTO: Elói Corrêa/GOVBA |

Investimento
Construído em parceria entre Estado e Município, o primeiro posto da Rede SAC na região teve investimentos de R$ 305 mil e beneficia também os municípios de Serra Preta, Ipecaetá, Rafael Jambeiro, Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Baixa Grande, Macajuba, Ruy Barbosa, Itaberaba e Iaçu. O aposentado Luís Gomes, 77, é um dos moradores de Ipirá que terão mais rapidez no acesso aos serviços públicos, com o novo Ponto Cidadão. Precisando de uma nova via da carteira de identidade, ele conta que teria que se deslocar até Feira de Santana ou Itaberaba para obter o documento. “Era uma dificuldade, precisava viajar, gastar com transporte e perder um dia inteiro para tirar um documento e agora vai melhorar muito”.

Rede SAC na Bahia
Com a unidade inaugurada em Ipirá, a rede ampliada em 93% nos últimos anos já conta com 52 postos de atendimento em todo o estado, incluindo 32 postos fixos do SAC na capital e no interior, os 16 pontos cidadãos e o SAC Servidor – unidade exclusiva para o atendimento ao funcionalismo público estadual localizada na Baoca do Rio, em Salvador.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.