Cerca de três mil funcionários em cargos de supervisão e gerência de vendas da Ambev de todo o Brasil irão interromper suas atividades nesta sexta-feira, dia 19, para promover o Dia de Responsa. Na Bahia, a ação conta com paralisação em cinco regiões: Salvador e RMS, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Jequié. Neste dia, em vez de se dedicarem às suas atividades habituais, os funcionários da Ambev visitarão pontos de venda. Em seus palmtops, eles exibirão vídeo para conscientizar e treinar profissionais de bares e restaurantes sobre a venda responsável de bebidas alcoólicas. Esse treinamento está sendo replicado mundialmente e, no Brasil, está disponível gratuitamente no site www.treinamentoderesponsa.com.br até dezembro. A meta da Ambev é treinar, só no Dia de Responsa, cinco mil pessoas.
As ações na Bahia começam hoje, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, no Colégio D.Pedro II. Mais de 120 alunos irão participar de um jogo de tabuleiro educativo. O Comitê da Ambev da região também realizará uma oficina de drinks sem álcool para instruir os alunos. Duas ONG’s baianas também organizam ações para conscientizar sobre consumo responsável. O Projeto Axé realiza uma campanha de sensibilização junto aos bares, escolas e estabelecimentos comerciais de bebidas alcoólicas, nas comunidades pertencentes ao Centro Histórico de Salvador com a participação dos Jovens de Responsa. O movimento acontece sexta-feira, 19, das 9h às 16h.
Já a CIPÓ Comunicação Interativa iniciou hoje, às 9h, ações com um cineclube itinerante que vai passar por quatro escolas estaduais e uma associação de moradores. A ONG também distribuirá materiais informativos no entorno dos locais de exibição.
Dia de Responsa
Na sexta-feira (19), a Ambev realiza a quinta edição do Dia de Responsa, data dedicada a celebrar o compromisso diário da companhia com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Ao longo do dia, todos os 35 mil funcionários da empresa no Brasil estarão mobilizados pela causa. Todo o time de vendas sai às ruas para fixar cartazes com mensagens de consumo responsável nos bares e conversar com os donos dos pontos de venda sobre a importância de cumprir a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Além disso, cerca de três mil gerentes e supervisores de vendas paralisarão suas atividades diárias e se dedicarão integralmente a aplicar treinamento sobre consumo responsável a cinco mil garçons e atendentes em todo país. Até o final do mês de setembro, a Ambev terá treinado 60 mil pessoas.
Sobre o Jovens de Responsa
O Jovens de Responsa começou em 2010 e hoje reúne 23 ONGs de cinco estados brasileiros. Desde a sua criação, o projeto conseguiu impactar mais de 7,3 mil jovens diretamente, reuniu mais de 50 mil pessoas em eventos do programa e impactou 3,7 milhões de pessoas com ações de comunicação.
Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, cada uma das ONGs desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de idade que eles não devem beber. Regularmente, a Ambev realiza o Seminário Social, evento onde todas as ONGs se reúnem para apresentar os resultados de suas ações, discutir os desafios atuais, cocriar novas ideias e soluções e também compartilhar melhores práticas.