Cerca de cem comerciários da avenida Sete de Setembro invadiram o shopping Piedade no início da tarde desta quarta-feira (12) em protesto para pressionar o sindicato patronal (Sindilojas) a assinar a Convenção Coletiva de 2014.
Na manhã da terça (11), diversas lojas da Avenida Sete de Setembro tiveram que abaixar as portas durante o protesto. Alguns lojistas ainda tentaram, em vão, negociar a abertura das lojas. O protesto, que durou de 8h30 às 12h, alterou a rotina de consumidores e também de motoristas que tentavam chegar ao Centro. O engarrafamento chegou ao Campo Grande e se espalhou para Corredor da Vitória, Garcia e Canela.
De acordo com o Sindicato dos Comerciários, a data base da categoria é março e até o momento não houve propostas de reajustes nos salários, vale refeição, pagamento dos domingos e feriados,etc. Os últimos aumentos ocorreram em maio de 2013, e ao longo deste período os trabalhadores acumulam prejuízos e perdas no poder de compra.
De acordo com o presidente, Jaelson Dourado, o principal impasse na negociação foi a contraproposta dos Sindilojas que retira o auxílio alimentação de R$ 8,40. “Essa ato hoje é apenas o início de uma greve geral. Vamos levar esse movimento aos shoppings e mobilizar 150 trabalhadores da categoria”, afirmou. Extraído do Correio*.