A população do município de Utinga, na Chapada Diamantina, terá acesso a manifestações culturais entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro. É a data do já tradicional Festival de Arte e Cultura, que chega a sua 25ª edição este ano. Assim como nas edições anteriores, o festival levará ao público de moradores e de visitantes de diferentes regiões da Bahia a história de Utinga, o artesanato local e a produção de iguarias, além de shows, teatro, dança, arte circense, grupos de capoeira e diversidade da cultura afro, de artistas locais e regionais.
De acordo com informações encaminhadas ao Jornal da Chapada, o circuito da festa será montado em praça pública, como de costume, e uma oca representará a cultura indígena (Payayá) do município. Também terá na praça um alambique e uma casa de farinha, fabricando artesanalmente a cachaça Cabeceira do Rio e o famoso beijuzinho. O festival de arte e cultura ainda contará com exposição e venda de variados artesanatos de Utinga e de cidades circunvizinhas.
Para abrir o evento no dia 30 de janeiro, sexta-feira, acontece a “Encantadora Noite dos Poetas”, onde será realizado os lançamentos de CD da cantora e poetisa Lívia Ramaiana, e do livro do escritor Mateus Nascimento. A noite ainda terá poesia declamada e cantada pelos poetas da região.