Para comemorar a data em que são celebrados o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo (27 de março), a Diretoria de Espaços Culturais (DEC), da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), divulga uma extensa programação composta por espetáculos e oficinas das duas linguagens. A programação completa tem atividades gratuitas ou a preços populares e inclui atrações para todas as idades. Mais detalhes no site da secretaria. Durante todo o mês de março, as atividades irão dinamizar os espaços culturais de Salvador, Lauro de Freitas, Valença, Feira de Santana, Juazeiro, Guanambi, Jequié, Porto Seguro e Santo Amaro.
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), desde 2007, comemora a data a partir do projeto Marco do Teatro e do Circo, uma ação que dá visibilidade à programação de todo o estado durante o mês de março. “A Diretoria de Espaços Culturais, busca apoiar-se nesta ação da Funceb para ampliar a divulgação da programação dos espaços culturais que administra”, explica o diretor de Espaços Culturais, Romualdo Lisboa.
Este ano, dando continuidade à campanha #OcupeSeuEspaço, da DEC, serão realizadas centenas de atividades. Na capital e na região metropolitana serão apresentados espetáculos de teatro como ‘O Segredo do Caso Perdido’, de Natan Carlos Raposo Duarte, nestas quarta e quinta-feira (4 e 5), e ‘Bendito é o Fruto’”, do Centro Teatral Boca de Cena e de Raimundo Moura, dia 07, no Espaço Cultural Alagados. Já o Cine Teatro Solar Boa Vista apresenta espetáculos como ‘Uma Comédia Lascadas – Armagedon, um casamento e o fim do mundo’, dias 20 e 21, e ‘Alice no País dos Absurdos’, da Cia de Teatro Solidário de Brotas, dia 22.
No Centro Cultural Plataforma, destaque para as oficinas da II Fitlâ – Festival Itinerante de Teatro Latino-Americano Âmbar, ministradas por Kadu Fragoso e com realização do Colectivo Âmbar, do Grupo Panacéia Delirante e da Cardim Soluções, até sexta-feira (6), além do evento ‘O Circo’, com o grupo Cultural Big Show para o público infantil, dia 13. No Cine Teatro Lauro de Freitas também serão oferecidas oficinas e espetáculo de teatro durante todo o mês. Já o Espaço Xisto Bahia recebe oficinas da II Fitlâ, como a de ‘Corpo e voz: procedimentos para uma criação polissêmica e autoral’ (Argentina/Brasil), dias 3,4 e 5, e a oficina ‘De la plástica al cuerpo – Creación escénica a partir de lenguajes visuales’ (Costa Rica).
Interior do estado
Nos espaços do interior, destaque para a 2ª Campanha de Popularização e Valorização do Teatro Para a Infância e Juventude (Capotin 2015), que será realizada dias 12, 13, 14 e 15 e será composta de debates, workshops e atividades complementares para professores e alunos de escolas públicas, artistas, arte-educadores e comunidade em geral, no Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença). Espetáculo circence e formação em teatro para crianças e adolescentes serão parte da programação do Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana).
Já os espetáculos de teatro ‘Escreveu, não leu? Pau comeu’ e ‘Pinóquio: As aventuras de PÊ’, ambos da P&L Lua Produções, serão apresentados no Centro de Cultura de Guanambi entre os dias 20 e 28. No Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, a peça ‘O Filho Pródigo’, de Éclair Libório, que será apresentada dia 06, e o “Projeto Teatro Escola”, da Cia 1º Ato, será realizado entre os dias 10 e 27.
No Centro de Cultura de Porto Seguro, a Cia de Teatro Espalhafatos comanda os espetáculos clown (infantil) ‘Aula de Balé’, que será apresentado entre os dias 6 e 22, além da peça ‘A Família Real… Uma Fuga Desordenada’ que acontece entre os dias 7 e 20. Por fim, sobe ao palco do Teatro Dona Canô (Santo Amaro) o espetáculo ‘O Segredo do Caso Secreto’, dias 7 e 8 e o Infantil ‘Frozen’, que será apresentado dias 25 e 26.