Os episódios recentes que levaram a população brasileira às ruas em dois momentos distintos foram analisados pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), na Câmara Federal, nesta quarta-feira (18), como um momento para acelerar as reformas estruturantes para o país. “A corrupção tem que ser permanentemente combatida. A presidenta Dilma acaba de cumprir mais um compromisso de campanha ao destinar ao Congresso o pacote anticorrupção. Mas o que a população almeja são transformações reais que melhorem a vida das pessoas e não que deem a sensação de perda de direitos”, afirmou Valmir.
Valmir detalhou o conjunto dos investimentos sociais que foi fundamental para que a maioria da população conseguisse acesso a direitos básicos, como o Bolsa Família, Mais Médicos, Luz para Todos, e dos ganhos reais no salário dos trabalhadores e da situação de pleno emprego alcançados em todo o país. Mas, segundo o parlamentar, é preciso motivar a defesa do projeto político representado pelo PT e concretizado na vitória da presidente Dilma, em outubro do ano passado.
“Há uma disputa real sobre a destinação do orçamento público e qual a sua prioridade. E, para atender às reivindicações, não há outro caminho senão priorizar as reformas que mexam no pagamento de impostos, tal como o imposto sobre as grandes fortunas. Reformas que mexam na estrutura agrária, que diminuam a jornada de trabalho, regulamentem uma previdência justa e universal e permitam o acesso da população à produção de comunicação e cultura”, completou.