Seguindo os investimentos em políticas públicas para a educação, a prefeitura municipal de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, realizou a primeira formação para diretores e coordenadores pedagógicos. O município é atualmente administrado pelo gestor João Durval Passos Trabuco (Gidu do PT) e a formação aconteceu por meio da Rede de Proteção Básica, formada pelo tripé educação, assistência social e saúde. O evento foi realizado no último dia 10 de abril, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.
Na oportunidade, foi discutido o histórico da luta pelo direito à educação especial, educação inclusiva e a Política Nacional de Educação Especial. Esses assuntos, inclusive, foram temas das palestras do assistente social, Ivanildo Sancho e da secretária municipal de Assistência Social, Karina Maria Barreto Lauria Trabuco.
“Além desses assuntos, abordamos ainda como a equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer deve proceder para realizar a avaliação do público alvo. Assuntos que foram temas das palestras da psicopedagoga Raidalva Conceição Araújo e da pedagoga Jeane Pereira de Almeida Lopes”, informa a secretária Karina.
De acordo com informações, o desenvolvimento histórico da educação especial no Brasil começou no século 19, quando os serviços dedicados a esse segmento da população foram trazidos por alguns brasileiros que viviam na América do Norte. Esses brasileiros se dispunham a organizar e a implementar ações isoladas e particulares para atender as pessoas com deficiências físicas, mentais e sensoriais.