Mais 25 famílias baianas receberam neste sábado (9) moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. As chaves foram entregues pelo governador Rui Costa, em Bonito, na Chapada Diamantina. Ainda no município, Rui assinou ordem de serviço para a implantação do Sistema de Abastecimento de Água, com investimento superior a R$ 2,1 milhões. As habitações foram construídas na zona rural por meio de projeto viabilizado pela parceria entre o Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal e a Cooperativa de Trabalho do Estado da Bahia, com investimento total de R$ 650 mil.
Água na zona rural
A implantação do Sistema de Abastecimento de Água, autorizada pelo governador e que vai ser executada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), beneficia cinco mil pessoas nos povoados de Catuaba, Catuabinha, Alto Bonito e Lagoa do Alívio. O titular da SIHS, Cássio Peixoto, esteve presente na assinatura da ordem de serviço.
Leia também:
Chapada: Distrito integrado reforça segurança no município de Bonito
“Como água é vida e prioridade absoluta, uma das formas de melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas é melhorar a qualidade da água. E o nosso compromisso [para] manter e melhorar o abastecimento é garantir que todos os distritos da Bahia tenham água tratada”, afirmou Rui na ocasião.
O investimento na obra é do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). Para a construção do sistema serão implantados cerca de dez mil metros de rede de distribuição e 1.207 novas ligações domiciliares. Morador de Catuaba, o produtor rural Roseval Araújo, 70 anos, não vê a hora de receber a água encanada na localidade. “Para nós é fundamental, principalmente para beber, porque onde se tem água se tem tudo”.