Ícone do site Jornal da Chapada

Famoso garimpeiro da Chapada Diamantina está internado em Seabra e família pede ajuda

foto333
De acordo com informações, Corí precisa ser transferido com urgência para uma UTI, onde encontrará condições necessárias para a melhoria de sua saúde | FOTO: Renata Reis |

O Jornal da Chapada foi procurado por familiares e amigos do ilustre Seu Corí, como é conhecido o mais famoso garimpeiro da Chapada Diamantina, Coriolando Rocha de Oliveira, 87 anos, morador de Lençóis, que atualmente se encontra internado na enfermaria do Hospital Frei Justo Venturi, em Seabra. O contato teve o objetivo de buscar ajuda para que Seu Corí possa ser transferido para um hospital com suporte necessário, que lhe oferte um tratamento intensivo.

“Estamos buscando atenção e apoio para o caso de um homem que por anos contribuiu para o enriquecimento da cultura do nosso estado. (…) Infelizmente esse hospital [onde Seu Corí está internado] não apresenta a estrutura mínima para garantir sua reabilitação. Seu quadro clínico necessita de tratamento intensivo, dada à fragilidade de sua saúde”.

Leia também:
Chapada: Rancho do Garimpeiro é reaberto em Lençóis totalmente revitalizado

De acordo com informações, ele precisa ser transferido com urgência para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde encontrará condições necessárias para a melhoria de sua saúde. “Todo o processo burocrático, como inscrição na central de regulação do Sistema Único de Saúde [SUS], já foi providenciado e até o momento a vaga em uma UTI não foi disponibilizada”, informa a neta do garimpeiro, Laís Sá.

Ela lança a campanha de ajuda ao seu avô Corí, e faz um apelo “em nome de tantos programas de televisão que, com muito amor e dedicação, ele gravou, como Repórter Record, Fantástico, Globo Repórter, iBahia, SBT Repórter, Mosaico Baiano, dentre tantos outros, rádios, revistas nacionais e internacionais”. O objetivo das matérias foi apresentar ao mundo a cultura garimpeira de qual Corí sempre fez parte com seu Museu do Garimpeiro. “Em nome dessa história pedimos essa ajuda; uma grande campanha pela recuperação da saúde deste grande baiano, brasileiro”, completa Laís.

Confira abaixo vídeo sobre Seu Corí e seu museu, o Rancho do Garimpeiro, no Programa Repórter Record.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas