Mais um foco de incêndio na Chapada Diamantina, desta vez, no município de Itaetê. De acordo com informações da moradora Ricardina Magalhães, o fogo surgiu na quarta (16), por volta das 14h, na Rua do Sapo, às margens do Rio Paraguaçu e foi debelado de forma imediata. O incêndio foi controlado pelos próprios moradores da vizinhança, que usaram água de suas residências. Ninguém se machucou, mas a natureza foi, sem dúvida, impactada.
Leia também:
Fogo é controlado na Chapada Diamantina e brigadistas seguem com monitoramento
Parque Nacional da Chapada Diamantina completa 30 anos e luta para manter biodiversidade
Segundo Ricardina, os moradores resolveram agir, pois cansaram de esperar a ajuda dos responsáveis. “A ajuda só chegou uma hora e quarenta minutos depois do acontecido, quando já estava tudo controlado”, diz a moradora de Itaetê. Focos de incêndios são recorrentes, em períodos de seca, na Chapada Diamantina, por isso, turistas e nativos precisam redobrar a atenção nesta época.
Quase sempre a causa do incêndio é humana, seja de maneira proposital ou acidental, e o clima seco tem grande participação na propagação do incêndio, mas não no seu início. Os governos municipal, estadual e federal também precisam agir e intensificar as ações de prevenção e educação ambiental.
Confira vídeo gravado por uma moradora. Nas imagens, o grito de indignação dela é por socorro:
Leia também:
FOTOS: Com fogo controlado, brigadistas já podem celebrar aniversário do Parque Nacional da Chapada Diamantina
Chapada Diamantina teve mais de 9 mil hectares consumidos pelo fogo, diz ICMBio