Ícone do site Jornal da Chapada

Governo baiano vai acompanhar de perto a situação dos incêndios na Chapada Diamantina

foto5
Secretário do Meio Ambiente e Comandante dos Bombeiros embarcaram para a região nesta sábado | FOTO: Montagem do JC |

O secretário de Meio Ambiente da Bahia (Sema), Eugênio Spengler, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles, embarcaram na tarde deste sábado (14), para a Chapada Diamantina, com o objetivo de acompanhar de perto a situação dos incêndios florestais. Segundo Spengler o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe do Bahia sem Fogo ganhará reforços com a contratação de mais duas aeronaves modelos Air Tractor, que já foram enviadas para Lençóis e a contratação de mais três carros pipas.

“Até o momento o governo já investiu mais de seis milhões em contratações de equipamentos como: aviões, helicópteros, vans, ônibus, pagamentos de diárias, e demais materiais necessários para o funcionamento de toda a operação”, afirmou. “Estamos dedicando o maior número de esforços para que possamos debelar os incêndios, o mais rápido possível, pois as queimadas trazem prejuízos, não só ambientais, mas também para a saúde pública e para a economia do Estado”, acrescentou Spengler.

Leia também:
Fogo deixa rastro de destruição na Chapada Diamantina; focos voltam em Ibicoara e Vale do Capão
Suspeito de atear fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina é detido pela polícia

Spengler ressaltou a necessidade da intensificação da parceria entre o governo do Estado e as prefeituras, para que possam trabalhar de maneira conjunta nesse momento de crise. Além disso, o secretário falou sobre o investimento em equipamentos e material de proteção para o combate. Durante a visita à região da Chapada Diamantina, o secretário também fará uma reunião de alinhamento com todos os participantes da operação do Bahia sem Fogo, que envolve brigadistas, bombeiros, peritos, técnicos de fiscalização do Inema e Sema para orientar os próximos passos a serem seguidos.

A equipe de técnicos da Sema, Inema e Bombeiros permanecem em tempo integral na região focada em combater os focos de incêndios, auxiliando nas atividades de prevenção e monitoramento. A medida integra o Programa Bahia sem Fogo de combate aos incêndios florestais, que é coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

Leia também:
Vídeo: Incêndio continua na Chapada Diamantina e combate segue nesta sexta
Chapada: Presidente da brigada de Andaraí denuncia a ‘indústria do fogo’ na região

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas