Ícone do site Jornal da Chapada

ICMBio combate cinco focos de incêndios simultâneos no Parque Nacional da Chapada Diamantina

foto5
Fogo já destruiu áreas importantes da Chapada Diamantina e os brigadistas e voluntários seguem com os combates em diferentes regiões | FOTO: Portal Chapada |

Vale do Lacrau (Ibicoara), Morro do Pai Inácio (na divisa entre Lençóis e Palmeiras), Morro Branco (Vale do Capão, em Palmeiras), Guiné e Três Barras (Mucugê) são as cinco localidades do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) que ainda registravam focos de incêndio na manhã desta segunda-feira (16). O foco mais antigo é o de Ibicoara, iniciado há 15 dias próximo ao Campo Redondo e que atualmente consome a região do Vale do Lacrau. O mais recente é o da proximidade do povoado de Guiné, que começou na noite deste domingo (15). Ainda não é possível determinar a área afetada pelas chamas.

Nesta segunda-feira, os 30 brigadistas contratados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para o Parque Nacional da Chapada Diamantina, encontraram situação mais favorável de combate aos incêndios florestais, com nebulosidade, aumento da umidade relativa do ar e da pressão atmosférica, indicando a proximidade do período de precipitação das chuvas que são aguardadas para este mês em toda a região.

Leia também
Governo aponta avanços nos combates e diz que alguns incêndios foram controlados na Chapada
Fotos e vídeos: Visita de campo revela estragos dos incêndios na Chapada Diamantina; confira aqui
Secretário diz que situação dos incêndios na Chapada Diamantina está bastante crítica
Chapada: Chamas voltam a atingir Ibicoara e combate é intensificado na região do Lacrau

Confira fotos dos combates na Chapada Diamantina:

1 / 73

A operação comandada pelo ICMBio Parna Chapada conta com o apoio do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia, da brigada Roseli Nunes (Prevfogo-Ibama), e foi reforçada ainda com a chegada de 7 brigadistas do Parque Nacional do Pau Brasil (Porto Seguro), de um analista ambiental da Serra Geral do Tocantins, pelas brigadas voluntárias dos municípios de Lençóis (BRAL e BVL), Palmeiras (Vale do Capão, Barra e Tejuco), Mucugê (Barriguda), Piatã, Ibicoara (ACV-IB, Bicho do Mato e Radical Chapada), Barra da Estiva (Guerreiros) e Andaraí (CIFA), que atua no fogo em Três Barras, além da solidariedade de cidadãos de vários municípios da Chapada, a exemplo de Seabra, que se apresentam como voluntários.

Confira vídeo publicado por Paulo Gusmão no Facebook:

“Agradecemos o apoio que temos recebido de todos, mas não podemos admitir para uma operação que envolve riscos a presença de pessoas sem treinamento adequado e sem equipamento de proteção individual (EPI)”, explica o chefe interino do PNCD, Cézar Gonçalves. “Neste momento o que temos pedido às pessoas é que nos ajudem de outras formas, como doando lanternas de cabeça para o ICMBio ou dando apoio logístico e material para as brigadas que nos auxiliam”, acrescenta.

Segundo Cézar, o ICMBio também não está recebendo doação de alimentos para os brigadistas, tarefa que já vem sendo executada pelas prefeituras de Palmeiras, Lençóis e Andaraí. A prefeitura de Palmeiras ainda auxilia na operação com um trator que fez aceiro próximo ao posto Palmeiras e ainda alargou a pista do pouso do município para receber as aeronaves emprestadas pelos governos Federal e do Estado da Bahia: são dois aviões cedidos e um helicóptero pelo Governo da Bahia, e a mesma quantidade de aeronaves cedidas pelo Ministério do Meio Ambiente-Ibama. Cada aeronave tem capacidade de fazer até 16 lançamentos de 1,8 mil litros de água por dia. As informações são da Assessoria de Comunicação do ICMBio (Parna Chapada).

Como Ajudar
Doando lanternas de cabeça ao ICMBio (75) 3332-2310 / 3332-2418

Apoiando Brigadas Voluntárias
Lençóis
BRAL (75) 99863-1918 Augusto ou ou (75) 99857-3161 Marta
BVL (75) 99870-8397 Jorginho
Palmeiras
ACV-VC (75) 3344-1087
Mucugê
Barriguda (75) 3338-7117

Galeria de imagens do Portal Chapada

2 / 29

Leia também:
Fogo deixa rastro de destruição na Chapada Diamantina; focos voltam em Ibicoara e Vale do Capão
Suspeito de atear fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina é detido pela polícia
Bombeiro desabafa sobre equipe enviada à Chapada Diamantina: “Não é suficiente”

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas