Ícone do site Jornal da Chapada

Focos de incêndios seguem destruindo o Parque Nacional da Chapada Diamantina

foto5
Brigadistas avaliam que mais 9 mil hectares de mata já viraram cinzas dentro e fora do Parque Nacional da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação |

De norte a sul o Parque Nacional da Chapada Diamantina está queimando descontroladamente e a situação catastrófica já é vista como uma das piores que a região enfrentou. De acordo com brigadistas voluntários contatados pelo Jornal da Chapada, as chamas já consumiram mais de 9 mil hectares de mata. Parte da Área de Proteção Ambiental (APA Marimbus) de Iraquara está queimando há vários dias. O presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, informou, nesta terça-feira (17), dados recentes dos combates na região de Mucugê, onde atuam brigadistas em duas frentes. O fogo ainda atinge áreas como a região do Morro do Pai Inácio (na divisa entre Lençóis e Palmeiras), Morro Branco (Vale do Capão, em Palmeiras) e localidades de Seabra.

“Combatemos duas frentes, mas tem uma linha que está indo em direção do Projeto Sempre Viva e o Gerais do Machobombo. Voluntários atuam para tentar debelar essa linha. Estarei em Mucugê durante a noite levando outra equipe para combate. Entre todos os focos, o prejuízo na região vai muito além de 9 mil hectares, mas estou confiante que aqui no lado sul da Chapada conseguiremos o controle. No entanto, não é uma garantia, pois o fogo ainda está grande e com acesso bastante difícil, mas temos que atacar com determinação e acreditando no trabalho. As equipes estão exaustas”, aponta Homero Vieira.

Leia também
Campanhas de universidades arrecadam doações para brigadistas que combatem o fogo na Chapada
Governo baiano alinha estratégias para combate aos incêndios na Chapada Diamantina
Brigadistas cobram prevenção contra incêndios na Chapada Diamantina; fogo segue destruindo a região

A Cifa convocou a brigada de Barra da Estiva para ajudar nos combates e deve chegar ainda nesta terça-feira (17). A atuação em Mucugê conta apenas com a atuação de voluntários e a Brigada do Prevfogo Rosely Nunes. “Hoje vou me reunir com os lideres das brigadas para elaborarmos a melhor estratégia a ser usada nesse momento, onde todos estão bastante cansados de tantos combates. Aproveito para agradecer todo apoio que a comunidade civil tem dado às brigadas doando desde alimentação à material de proteção”, completa Vieira.

O presidente dos combatentes ainda lamenta a situação e volta a criticar as ações institucionais. “Sinto pelo descaso e desrespeito do governo para com a natureza e os brigadistas. A gestão fala que já gastou R$ 6 milhões, mas a perda aqui é incalculável e os danos causados por esta catástrofe também”.

Chamas são controladas em Ibicoara, mas ainda não foram debeladas, brigadistas atuam para extingui-las | FOTO: Tayne Luz |

Fogo controlado em Ibicoara
O município de Ibicoara também segue monitorando o fogo, que foi controlado na segunda-feira (16), depois de intenso trabalho dos brigadistas voluntários. Segundo informações enviadas ao Jornal da Chapada, houve um outro foco no sentido oeste da cidade, mas até então foi controlado. O fogo em Ibicoara começou há 17 dias próximo ao Campo Redondo, após ser debelado, as chamas atingiram a região do Vale do Lacrau, onde atuava até o controle desta segunda.

“É triste ver animais e plantas serem queimados por ignorância. A Chapada está em chamas, fogo causado pelo homem. É difícil ver nosso bem mais precioso se tornando cinzas. A Chapada só está em chamas simplesmente por não ter um plano estratégico de prevenção ou porque os governantes não acham necessário ter brigadas de prontidão o ano todo ou no período de seca”, aponta a comunicóloga Tayne Luz, em rede social.

Entrevista do Programa Diga Aí, Governador?

Governador aponta avanço
Em texto enviado para a imprensa nesta terça-feira (17), o governo baiano aponta que o trabalho segue intenso para combater o fogo na Chapada Diamantina. Aviões auxiliam interruptamente levando água para os locais afetados. São cerca de 180 mil litros por dia. “Não vamos parar até que todo o incêndio esteja contido”, diz o governador, Rui Costa (PT). “[Estou] torcendo para que, na próxima segunda-feira [23], nós já tenhamos controlado 100% do incêndio na Chapada. Eu diria que agora, nesse momento, estamos [com] 70%, mas na próxima gravação [do programa Diga Aí, Governador?], com o apoio dos voluntários, do Exército, da Aeronáutica, nós chegaremos a 100%”.

Jornal da Chapada

Galeria de imagens do Portal Chapada

1 / 29

Leia também:
Frente fria pode fazer chover na Chapada Diamantina nos próximos dias
Está parecendo uma ‘Torre de Babel’, diz presidente da Cifa sobre combates aos incêndios na Chapada
ICMBio combate cinco focos de incêndios simultâneos no Parque Nacional da Chapada Diamantina
Fotos e vídeos: Visita de campo revela estragos dos incêndios na Chapada Diamantina; confira aqui

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas