Ícone do site Jornal da Chapada

Aeronaves da FAB reforçam combate a incêndio na Chapada Diamantina

foto5
O reforço dos aviões da FAB foi anunciado no último domingo pelo governador Rui Costa | FOTO: Divulgação/FAB |

Uma aeronave Hércules C-130 e um helicóptero Super Puma da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a atuar no combate aos incêndios florestais na Chapada Diamantina, nesta quarta-feira (18). Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) são 11 aeronaves – sete aviões e quatro helicópteros – a serviço do programa Bahia Sem Fogo, sendo utilizados para lançamento de rajadas de água sobre a área atingida, transporte dos bombeiros e brigadistas às áreas de difícil acesso, além de monitoramento aéreo para subsidiar os rumos do combate.

O reforço dos aviões da FAB foi anunciado no último domingo (15) pelo governador Rui Costa. A aeronave é equipada com cinco tanques de água e dois tubos que se projetam pela porta traseira, com capacidade de levar até 12 mil litros de água e processo de recarga considerada rápida, cerca de doze minutos. O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que se encontra na Chapada coordenando os trabalhos do Bahia Sem Fogo, ressaltou a dedicação integral da equipe no combate os incêndios. “O balanço das ações até o momento é positivo. Constatamos a diminuição considerável dos focos, mas a atenção continua redobrada”.

A coordenadora de Fiscalização Preventiva do Inema e perita em incêndios florestais, Fabíola Cotrim, fez um balanço das ações nos últimos dias. “Estamos com frentes concentradas nos municípios de Mucugê e Palmeiras, com a utilização da aeronave da FAB e dos aviões Air Tractor enviados pelo Governo do Estado. Também foram disponibilizados pelo Exército Brasileiro três carros-pipas, quatro jipes marruá para o transporte de equipamentos e pessoal”.

Ação preventiva
Até o momento foram controlados os principais focos de incêndios registrados entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, na BR-242, nas proximidades do Rio Mucugezinho, nas localidades de Campo São João, Morrão e Cercado, mas os brigadistas continuam no local como ação preventiva para que não haja reignição.

Leia também
Vale do Capão: Fogo cresce próximo ao Morro Branco e brigadistas lutam para conter chamas
[Artigo]: Plano de ação para combate a incêndio na Chapada Diamantina; uma resposta ao vídeo do governo
Rui se reúne com representantes de brigadistas e diz que momento é de crise; confira vídeo
Focos de incêndios seguem destruindo o Parque Nacional da Chapada Diamantina
Campanhas de universidades arrecadam doações para brigadistas que combatem o fogo na Chapada

O trabalho de combate ao fogo na Chapada Diamantina tem o reforço de 34 militares da FAB | FOTO: Divulgação/FAB |

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, há muitos locais onde o acesso só é possível por meio do helicóptero ou caminhada. “Um percurso muito longo estafaria o pessoal antes do combate. A aeronave permite que os militares cheguem inteiros a essas regiões além de possibilitar o transporte de uma quantidade maior de equipamentos”. Na tarde de terça-feira (17) outra aeronave C-130 Hércules pousou em Lençóis com 20 toneladas de equipamentos (compressor, piscinas, moto – bombas, empilhadeira e fonte de força) de apoio para a operação de combate ao incêndio.

O trabalho de combate ao fogo na Chapada Diamantina tem o reforço de 34 militares da FAB, 140 pessoas envolvidas na operação entre bombeiros, Exército, brigadistas voluntários capacitados pela Sema, técnicos do Inema, de prefeituras locais e brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Os municípios participam das operações com a disponibilização de sete carros-pipas para que o fogo seja controlado o mais rápido. As informações são da Secom/GOVBA.

Leia também:
Frente fria pode fazer chover na Chapada Diamantina nos próximos dias
Está parecendo uma ‘Torre de Babel’, diz presidente da Cifa sobre combates aos incêndios na Chapada
ICMBio combate cinco focos de incêndios simultâneos no Parque Nacional da Chapada Diamantina
Fotos e vídeos: Visita de campo revela estragos dos incêndios na Chapada Diamantina; confira aqui
Brigadistas cobram prevenção contra incêndios na Chapada Diamantina; fogo segue destruindo a região

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas