Em comunicado enviado ao Jornal da Chapada nesta quarta-feira (2), a gerente estadual do Fogo/PrevFogo/Ibama, Rejane Carneiro de Oliveira, aponta para as ações realizadas durante os combates aos incêndios florestais na região da Chapada Diamantina, no mês de novembro. Neste período, o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), disponibilizou um helicóptero, quatro veículos (Pickup 4×4), um caminhão Rodofogo e 44 brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama), sendo 30 da Brigada Federal de Assentamento Rosely Nunes/Itaetê e 14 da Brigada Federal Especializada Tiro Quente-DF.
Leia também:
Incêndios destruíram quase 8 mil hectares do Parque Nacional da Chapada Diamantina em um mês, diz ICMBio
Vídeo: CQC foca na falta de organização nos combates aos incêndios na Chapada Diamantina
MPF pede que União, Ibama e ICMBio cumpram decisão para estruturar o Parque Nacional da Chapada Diamantina
Segundo Rejane, “a atuação da Brigada Federal Especializada Tiro Quente-DF foi concentrada na operação de combate ao foco de incêndio no Morro Branco [Vale do Capão], no município de Palmeiras”. Esta equipe trabalhou na região entre os dias 18 a 28 de novembro, sob coordenação de Marivaldo Santana, servidor do Ibama lotado no Prevfogo-DF. Já a Brigada Federal de Assentamento Rosely Nunes/Itaetê participou de 11 operações de combate aos incêndios florestais que atingiram os municípios de Andaraí, Ibicoara, Mucugê e Palmeiras, durante o mês de novembro.
Confira imagens dos combates do Ibama:
Para gerenciar e coordenar estas equipes estiveram à frente Alex Lima Gomes (Chefe da Brigada Federal de Assentamento Rosely Nunes/ Prevfogo/Ibama), Rejane Carneiro Salvador de Oliveira (Gerente Estadual do Fogo/ Prevfogo/Ibama), Otaner Damasceno de Carvalho da Coordenação Estadual do Prevfogo/Ibama/BA e Antônio (Agente de Fiscalização Federal/Ibama).
“Nos dias 19 e 20 de novembro, o Superintendente do Ibama no Estado da Bahia, Célio Costa Pinto, acompanhou os trabalhos de combate aos focos de incêndios florestais na Chapada Diamantina, nos municípios de Mucugê, Lençóis e Palmeiras”, informou Oliveira. O superintendente também participou, no Aeroporto de Lençóis, da reunião de planejamento de combate aos incêndios florestais no Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) e entorno.
Jornal da Chapada
Leia também:
Fogo na Chapada: MPF e MPE recomendam adoção de medidas a órgãos da União, Estado e Municípios
Chapada: Chuva apaga focos de incêndio no Vale do Capão; brigadistas monitoram as áreas afetadas
MPF pede que a Polícia Federal apure se incêndios na Chapada Diamantina são criminosos