Ícone do site Jornal da Chapada

Trilha da Fumaça é reaberta e brigadistas seguem combate; chamas estão descontroladas em Ibicoara

foto5
Cerca de 30 brigadistas voluntários atuaram em combate, garantindo a reabertura da trilha da Cachoeira da Fumaça | FOTO: Ilustrativa/Dmitri de Igatu |

Após mais um final de semana de combate intenso aos incêndios florestais que afetam diferentes áreas da Chapada Diamantina, os brigadistas voluntários conseguiram controlar alguns focos e seguem em atuação para debelar de uma vez as chamas. Atualmente há fogo em Lençóis, Palmeiras e Ibicoara, que está fora de controle e a vegetação já queima há três dias. Nesta segunda-feira (7), o fogo do Vale do Capão (Palmeiras) foi controlado, de acordo com informações da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC). Em contato com o Jornal da Chapada, a associação informou, na tarde desta segunda, que o foco do entorno da Cachoeira da Fumaça chegou a ser debelado. Cerca de 30 brigadistas voluntários atuaram neste combate, que garantiu a reabertura da trilha da Fumaça.

Apesar desse foco ter sido debelado, o Vale do Capão ainda não está livre do fogo. Segundo o condutor e brigadista voluntário da ACV-VC, Fábio Reis, há um foco de incêndio na Serra da Larguinha, que está sob controle, mas segue monitorado devido ao fogo em turfas. “Foi controlado hoje [segunda], estamos com algumas turfas, onde queima por baixo, na raiz da planta, e é difícil de combater. Mas estamos com as brigadas mobilizadas para ir lá, que fica a três horas e meia de distância da Vila do Vale do Capão, é uma área longe”, afirma.

Reis ainda reitera que o fogo da Fumaça já foi debelado. “Na verdade o foco não era na Cachoeira em si, e sim em uma área próximo à Fumaça. A trilha está liberada para visitação”. O brigadista, que é condutor de visitantes informa ainda que não houve nenhum foco dentro do Vale, “os focos foram no entorno e todos os passeios no Vale do Capão estão liberados”.

Fogo na região da Cachoeira da Fumaça foi controlado e atuação segue na Serra da Larguinha | FOTO: Divulgação/Pedro Meza |

Leia também:
Governo mobiliza bombeiros militares e aeronaves para atuar no fogo na Chapada Diamantina

Brigadistas reclamam da falta de vontade política para debelar o fogo na Chapada Diamantina

Fogo na Chapada: Chefe da brigada do Capão aponta ineficiência do governo e pede ajuda de aeronave

Ibicoara
Enquanto no Vale do Capão o fogo segue controlado, no sul da Chapada, no município de Ibicoara a situação é preocupante. Segundo o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, que está atuando na região, “sem aeronaves o fogo cresceu e saiu do controle”.

“Já são três dias que estamos solicitando o apoio do governo e nada. Desta forma fica difícil. Nós fazemos nossa parte, mas o Estado e União se omitem. Enquanto os incêndios florestais não passarem a serem gerenciados pela Defesa Civil, estaremos reféns do amadorismo da Sema [Secretaria Estadual do Meio Ambiente]. Em todo o mundo a gerência de catástrofes dos incêndios florestais é coordenada pela Defesa Civil, apenas aqui na Bahia que é de responsabilidade da Sema”, questiona Vieira.

Novo fogo em Lençóis é combatido na região da Gruta do Lapão | FOTO: Ilustração/Ascom BRAL |

Lençóis
Nesta segunda (7), um novo foco de incêndio surgiu em Lençóis, próximo à Gruta do Lapão. De acordo com Marta Ferreira, brigadista e sócia-fundadora da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL), “ontem [domingo, 6] surgiu um foco nesta região [Gruta do Lapão] e a tarde os brigadistas conseguiram controlar. Hoje [segunda], por volta das 11h, quando o sol esquentou, um novo foco surgiu na área”.

Ainda segundo Ferreira, os brigadistas da BRAL estiveram no domingo (6), em Palmeiras, próximo ao 21, na trilha da Cachoeira da Fumaça por baixo, ajudando a controlar o incêndio da região. Em contato com o Jornal da Chapada, Marta faz um apelo ao governo do Estado, “precisa chegar junto, pois estamos sem apoio”.

Jornal da Chapada

Confira vídeo do fogo na região da Cachoeira da Fumaça gravado por Pedro Meza:

Leia também:
Fogo volta a ficar fora de controle e ameaça residências e trilhas na Chapada Diamantina; Fumaça interditada
Combatente pede investigação e sugere ‘brigada plantonista’ para a Chapada Diamantina
Incêndios destruíram quase 8 mil hectares do Parque Nacional da Chapada Diamantina em um mês, diz ICMBio

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas