Ícone do site Jornal da Chapada

Brigada alerta para fogo que se aproxima de casas e da área urbana em Lençóis; chamas voltam no Capão

foto5
A estrada para o Barro Branco, a dois quilômetros de Lençóis nesta terça-feira, às 15h | FOTO: Divulgação/BRAL |

A situação segue complicada na região do município de Lençóis, na Chapada Diamantina, onde o fogo se alastra. Nesta terça-feira (8), as chamas atingiram a parte superior da Gruta do Lapão e, durante o fim de semana, ganhou força em direção às serras do Barro Branco. De acordo com informações divulgadas na noite desta terça pela Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL), no início da tarde, o incêndio chegou a propriedades próximas à estrada que leva à Vila do Barro Branco, na altura do rio Lapão.

“A intensidade do fogo, a proximidade com a sede do município de Lençóis e o tempo quente sem previsão de chuvas deixam a população em estado de alerta. A prefeitura não se manifestou com relação a ações efetivas. Os focos de incêndio estão a aproximadamente cinco quilômetros das casas populares do bairro do Tomba”, informa nota divulgada em redes sociais.

Trabalho de combate segue durante a noite com a brigada voluntária, já que os bombeiros não trabalham neste turno | FOTO: Divulgação/BRAL |

Leia também:
Fogo na Chapada: Fumaça é novamente fechada e mais três atrativos da região têm visitação suspensa

Fogo na Chapada: Presidente da Cifa questiona atuação do corpo de bombeiros e pede presença de major

Chapada: Brigada critica falta de suporte da prefeitura de Lençóis a voluntários que combatem fogo

Bombeiro é desligado da equipe que atua no fogo na Chapada Diamantina por cobrar diárias

Trabalho intenso
Ainda conforme dados divulgados pela brigada, 20 brigadistas voluntários da BRAL retornaram do local na manhã desta terça, depois de passarem uma noite de combate nas serras. Na sequência, uma equipe com quatro voluntários retornou ao local para dar sequência ao trabalho. Atuaram pela manhã, um grupo com cerca de 20 bombeiros, um avião de aspersão de água e um helicóptero.

“Na parte da tarde, cerca de 20 brigadistas voluntários da brigada de Lençóis somaram-se à equipe de combate. A BRAL conseguiu que o corpo de bombeiros disponibilizasse um caminhão pipa. O equipamento chegou ao local do incêndio por volta das 17h30. A equipe de brigadistas voluntários passará a noite no trabalho de combate e rescaldo. A equipe de bombeiros não atua durante a noite”, aponta nota da BRAL.

Área da Cachoeira da Fumaça é afetada por focos de incêndio | FOTO: Pedro Mezo |

Leia também:
Massa de ar quente continua atuando na Chapada Diamantina; chuvas não são descartadas

Brigadistas reclamam da falta de vontade política para debelar o fogo na Chapada Diamantina

Fogo na Chapada: Chefe da brigada do Capão aponta ineficiência do governo e pede ajuda de aeronave

Fogo na Chapada: Encontrados mais dois novos focos de incêndio no Vale do Capão

Vale do Capão
Atualmente há focos em Lençóis, Ibicoara e Palmeiras. O Vale do Capão, que fica em Palmeiras, é um das áreas onde o fogo mais castiga. De acordo com a Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), as chamas voltaram à região da Cachoeira da Fumaça, atingindo a ‘Toca da Maternidade’ e a trilha do 21 em cima do Boqueirão.

“Atualmente, cerca de 25 brigadistas voluntários estão no combate. Às 10h da manhã subiu uma primeira equipe de 15 pessoas, brigadas voluntárias do Vale do Capão e de Seabra, com o intuito de realizar o rescaldo, porém como a área queimada foi muito extensa, enquanto faziam o rescaldo, o fogo voltou em outras áreas. Às 15h mais 4 brigadistas foram levados pela aeronave ao local”.

De acordo com a ACV-VC, desde às 16h desta terça que os brigadistas estão se organizando em grupos de três para dar suporte àqueles que já se encontram nos focos, formando duas frentes de combate: uma em direção da Toca da Maternidade (Cachoeira da Fumaça por cima) e a outra na direção do Boqueirão/ Nascente do Riachinho (trilha do 21). “O combate continua durante a noite, a associação segue em alerta, organizando mais pessoas para subir ainda nesta terça para o rescaldo desta quarta”. Jornal da Chapada com informações da BRAL e da ACV-VC.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas