Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo na Chapada: Encontrados mais dois novos focos de incêndio no Vale do Capão

foto5
Os focos são no Vale do Capão, cerca de 10 brigadistas da ACV-VC já se deslocaram para conter o fogo | FOTO: Divulgação/Cris Mendez |

A região do Vale do Capão, localizada na Chapada Diamantina, ainda tem focos de incêndio. Segundo o voluntário da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), Pedro Meza, em contato com o Jornal da Chapada, nesta terça-feira (8), uma aeronave sobrevoou a região da Toca da Maternidade, próxima da trilha da Fumaça por Cima e foram encontrados dois novos focos. O local não é de difícil acesso e cerca de 10 brigadistas da ACV-VC já se deslocaram até lá no fim desta manhã da terça-feira para conter o fogo.

No último domingo (6) uma chuva de meia hora ajudou o trabalho dos brigadistas, mas mesmo assim não foi suficiente para extinguir as chamas. “Estivemos lá, na madrugada de domingo com 40 pessoas, a chuva ajudou, mas não apagou tudo”, contou Meza. As turfas, uma espécie da vegetação local, estão tendo suas raízes consumidas pelo fogo, mais uma dificuldade para os brigadistas. “Só conseguimos apagar os focos nas turfas retirando-as pelas raízes com enxada, foice e água”, informou Pedro.

Fogo atingiu a região de trilhas para a Cachoeira da Fumaça | FOTO: Divulgação/Pedro Meza |

Leia também:
Massa de ar quente continua atuando na Chapada Diamantina; chuvas não são descartadas

Trilha da Fumaça é reaberta e brigadistas seguem combate; chamas estão descontroladas em Ibicoara

Governo mobiliza bombeiros militares e aeronaves para atuar no fogo na Chapada Diamantina

Brigadistas reclamam da falta de vontade política para debelar o fogo na Chapada Diamantina

Fogo na Chapada: Chefe da brigada do Capão aponta ineficiência do governo e pede ajuda de aeronave

Apesar da trilha da Fumaça ter sido reaberta, a recomendação de quem trabalha no combate ao incêndio é que os visitantes façam esse trecho de caminhada somente com um guia, ou evite esta área, para prevenir maiores problemas ou acidentes.

Ibicoara
A situação das chamas que atingem a região de Ibicoara é otimista nesta terça-feira (8). De acordo com o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, “os focos do Garapa e Araponga já estão sobre controle”. “Só resta agora o Machombombo que está cem por cento dentro do Parque Nacional. O mesmo parque, filho órfão que o governo federal criou e depois abandonou às moscas”, sinaliza. Ainda de acordo com Homero, há fogo também no município de Barra da Estiva.

Brigadistas seguem atuando no combate aos incêndios florestais | FOTO: Dmitri de Igatu |

Lençóis
Nesta segunda (7), um novo foco de incêndio surgiu em Lençóis, próximo à Gruta do Lapão. De acordo com Marta Ferreira, brigadista e sócia-fundadora da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL), “ontem [domingo, 6] surgiu um foco nesta região [Gruta do Lapão] e a tarde os brigadistas conseguiram controlar”.

Ainda segundo Ferreira, na manhã desta terça (8) cerca de 10 brigadistas da BRAL estão monitorando a região do Lapão para que não aja evolução dos focos de incêndio. “Principalmente no horário entre 11 horas e o meio-dia, quando o sol está mais forte”, disse a brigadista.

Confira vídeo do fogo que atingiu a região da Cachoeira da Fumaça publicado por André Carvalho:

Tempo
Há suposições de que raios, eventos metereológicos que tem acontecido com maior freqüência na região por conta do El Niño, possam ser a causa dos incêndios. Este fato seria bastante incomum conforme relatos de especialistas.

Nas regiões do Recôncavo e Chapada Diamantina, onde essa massa de ar está atuando com menos intensidade, não está descartada a possibilidade de ocorrer chuvas fracas e em áreas isoladas. Mesmo assim, as temperaturas permanecem elevadas, com máximas de até 36°C. Inclusive, cidades da Chapada Diamantina que não tem focos de incêndio, como é o caso de Boninal, já decretaram situação de emergência por conta da escassez de chuvas na região.

Adalício Neto – Jornal da Chapada

Leia também:
Fogo volta a ficar fora de controle e ameaça residências e trilhas na Chapada Diamantina; Fumaça interditada
Combatente pede investigação e sugere ‘brigada plantonista’ para a Chapada Diamantina
Incêndios destruíram quase 8 mil hectares do Parque Nacional da Chapada Diamantina em um mês, diz ICMBio

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas