Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo na Chapada: Fumaça é novamente fechada e mais três atrativos da região têm visitação suspensa

foto5
A trilha da Cachoeira da Fumaça e a Gruta do Lapão são dois dos atrativos com visitação suspensa pelo ICMBio | FOTO: Montagem do JC/Calil Neto e site Barro Branco Sonoro |

Em comunicado emitido nesta terça (8), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), informa que a visitação na Cachoeira da Fumaça, no Vale do Capão (Palmeiras) volta a ser suspensa, em função do incêndio que atingiu a região desde o dia 2 de dezembro. Segundo o Instituto, o foco no entorno da Fumaça “ainda possui algumas frentes”.

No momento, a Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), entidade que realiza o monitoramento da trilha, está direcionando suas atividades ao combate dessas chamas. De acordo com a nota, desde que este foco de incêndio teve início, na tarde do dia 2, as brigadas do ICMBio, a voluntária do Vale do Capão, a Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL) e o Corpo de Bombeiros têm atuado no combate.

Área da Cachoeira da Fumaça é afetada por focos de incêndio | FOTO: Pedro Mezo |

Leia também:
Fogo na Chapada: Presidente da Cifa questiona atuação do corpo de bombeiros e pede presença de major

Chapada: Brigada critica falta de suporte da prefeitura de Lençóis a voluntários que combatem fogo

Bombeiro é desligado da equipe que atua no fogo na Chapada Diamantina por cobrar diárias

Fogo na Chapada: Encontrados mais dois novos focos de incêndio no Vale do Capão

Ibicoara
Além da trilha da Cachoeira da Fumaça, também estão suspensas a visitação às cachoeiras do município de Ibicoara, a Véu de Noiva e a Fumacinha. Segundo o ICMBio, a medida foi tomada em função das queimadas iniciadas por raios no último final de semana. O fogo na região de Ibicoara está sendo combatido pelas brigadas do ICMBio, PrevFogo, Bicho do Mato, ACV-IB, Radical, Cifa, Raizzes, além de brigadistas de Seabra, contando também com o apoio aéreo do Governo do Estado da Bahia.

A trilha para a Cachoeira da Fumacinha também está interditada por causa do fogo | FOTO: Reprodução |

Leia também:
Massa de ar quente continua atuando na Chapada Diamantina; chuvas não são descartadas

Brigadistas reclamam da falta de vontade política para debelar o fogo na Chapada Diamantina

Fogo na Chapada: Chefe da brigada do Capão aponta ineficiência do governo e pede ajuda de aeronave

Lençóis
O terceiro foco de incêndio que atinge a Chapada Diamantina, está no município de Lençóis. Conforme nota do instituto, raios iniciaram o fogo nas proximidades da Gruta do Lapão, no dia 5 de dezembro. O combate e monitoramento deste incêndio vêm sendo realizado pela BRAL e não é recomendada a visitação à gruta, enquanto o incêndio não for debelado.

Atenção visitantes
O ICMBio ainda deixa um recado para todos visitantes do Parque Nacional da Chapada Diamantina, de que a região possui dezenas de trilhas, cachoeiras e outros atrativos naturais que continuam recebendo visitantes normalmente. “Quem tem intenção de viajar para a região não precisa mudar o planejamento”, informa o Instituto em nota. Jornal da Chapada com informações do ICMBio.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas