Ícone do site Jornal da Chapada

Moradores da Chapada Diamantina se preocupam com possível baixa no número de turistas devido ao fogo

O Vale do Capão é um dos locais mais procurados da Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Agência A Tarde |

vale do capão
É recomendado que procure um guia local para fazer as trilhas dentro e fora do Parque Nacional da Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Agência A Tarde |

Diante de um dos piores incêndios registrados neste século na Chapada Diamantina, a região segue com perdas significativas em área de confluência entre os biomas de Mata Atlântica, cerrado e caatinga. Entretanto, os combates aos atuais focos estão se intensificando e, conforme noticiou o Jornal da Chapada, não há motivos para não visitar a Chapada, já que dezenas de atrativos naturais estão fora da área atingida pelas chamas.

Maioria das trilhas no Vale do Capão está preservadas apesar dos incêndios | FOTO: Reprodução/Site Bahia WS |

Leia também:
Trekking pelo Vale do Pati é um dos mais procurados na Chapada Diamantina; confira aqui

Vale do Capão tem trilhas para cachoeiras e histórias da Chapada Diamantina

Iramaia revela belezas intocáveis da Chapada Diamantina; conheça trilhas na Raposa

Mucugê, Igatu e Andaraí são mais opções de trekkings na Chapada Diamantina; conheça roteiros

Os organizadores do Festival de Jazz do Capão manifestaram a preocupação de grande parte dos moradores do Vale do Capão, que tiram sua subsistência do turismo: o cancelamento de reservas e viagens para o local por conta dos incêndios. Em Lençóis já foi constatada uma queda de 50% no turismo. “Se comuniquem com as pousadas e locais onde vão se hospedar para obter informações mais precisas da situação, antes de fazer qualquer mudança de planos”, orientam os organizadores do festival por meio de nota em rede social.

Confira imagens do Vale do Capão:

1 / 15

ACV-VC
A Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) confirma que no distrito do Capão não há nenhum atrativo que deve ser evitado. A associação também postou uma nota nas redes sociais informando que das 42 atrações que se encontram dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, apenas três foram afetadas pelo fogo. A ACV-VC pediu que as pessoas não desistam de ir à Chapada Diamantina nessa época festiva de fim de ano.

De acordo com informações, as trilhas que dão acesso à Cachoeira da Fumaça, no município de Palmeiras, Gruta do Lapão, em Lençóis, Fumacinha e Véu de Noiva, em Ibicoara, continuam indisponíveis para visitação. Entretanto, na Fumaça, a ACV-VC orienta que um guia local seja contratado para que a trilha seja realizada.

Vale do Pati
Há dica de viagem também para fazer o trekking do Vale do Pati. Quanto mais dias melhor para conhecer e explorar o local, situado no Parque Nacional da Chapada Diamantina. O percurso é extenso, possui alto nível de dificuldade, mas tudo isso é compensado pelas paisagens de tirar o fôlego. Não é à toa que esta trilha é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Existem três vias para se chegar a este pedaço do paraíso, por Guiné, distrito de Mucugê; pelo Vale do Capão, distrito de Palmeiras; e por Andaraí. Cada caminho tem um nível de dificuldade particular e uma extensão diferente. Organize seu roteiro e tenha uma boa viagem!

Jornal da Chapada

Confira mais imagens do Vale do Pati:

2 / 21

Leia também:
Chapada: Vale do Pati é destaque nacional em portal de notícias; conheça as cachoeiras e mirantes
Chapada: Cachoeiras da Fumaça e Buracão entre as 15 mais bonitas do Brasil; confira uma das trilhas
Circuito do Ouro, Chapada Sul e os três picos mais altos do Nordeste; conheça as trilhas em Rio de Contas

Leia também:
Trilhas da Chapada Norte têm cachoeiras, grutas e histórias sobre a busca de ouro e diamante na região
Chapada: Cachoeiras da Fumaça e Buracão entre as 15 mais bonitas do Brasil; confira uma das trilhas

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas